Gabinete da Prefeita
Postado em 22 de março de 2024 as 07:15:07

Inaiá Simões falou sobre empreendedorismo, habilidades pessoais e educação financeira
Um dia inteiro voltado para o empreendedorismo feminino. Nessa quinta-feira (21), a Secretaria de Políticas Para Mulheres, por meio da coordenação de autonomia e políticas transversais, em parceria com o Centro Poeta Casa dos Sete, promoveu o curso DNA Empreendedor, para orientar as mulheres a conduzir seus negócios, produtos e serviços. O evento, realizado no Planetário Everardo Públio de Castro, está inserido na programação do Março Mulher.
Uma das palestras abordou o empreendedorismo, habilidades pessoais e educação financeira, com a facilitadora Inaiá Simões. “Nós estamos trazendo para Vitória da Conquista, pela segunda vez, uma iniciativa da Prefeitura e da Secretaria de Políticas para as Mulheres, o programa DNA Empreendedoras, que visa empoderar mulheres empreendedoras a aprender diferentes tipos de habilidades digitais, ferramentas de produtividade, desenvolver habilidades pessoais, educação financeira e como vender nas redes sociais”, explicou.
A prefeita Sheila Lemos prestigiou o evento e falou da sua experiência com o empreendedorismo, que começou desde cedo. A gestora também destacou a independência financeira das mulheres como um dos pilares da liberdade e disse que o empoderamento da mulher se dá quando ela é protagonista da própria vida. “O que nós fazemos é justamente mostrar para a mulher que ela pode ser o que ela quiser, desde que tenha independência econômica. Quanto mais cursos nós fizermos para profissionalizar essas mulheres, mais liberdade estaremos trazendo para elas, principalmente liberdade de escolha. Quando você dá liberdade financeira para a mulher, você a livra de um ambiente violento no lar. É isso que a gente quer no nosso município, que nossas mulheres trabalhem em rede, que sejam parceiras umas das outras, que ajudem as outras, que levem essa palavra de liberdade para todas as mulheres e que a gente possa viver num mundo melhor”, disse a prefeita a prefeita.
A participante Moane Oliveira está começando a empreender no ramo da estética. Cheia de expectativas, ela aproveitou para se capacitar e aprovou o dia de aprendizado. “Eu acredito que vai ser muito enriquecedor pra mim. Eu acho muito interessante, principalmente para nós mulheres, aprender como empreender, como trabalhar nas redes sociais, então ter esse apoio da Prefeitura, para quem muitas vezes não tem dinheiro suficiente para investir em um curso profissionalizante, é de suma importância”, destacou a empreendedora.
Dona Marlene Maria da Silva, moradora do Iguá, precisou dar uma pausa na produção e venda de biscoitos por problemas de saúde. Ela disse que não vê a hora de voltar e, enquanto isso, quis aprender um pouco mais sobre empreendedorismo. “Vou aprender muita coisa aqui, de educação financeira, para quando eu voltar poder aumentar as vendas”, disse dona Marlene.
- Marlene Maria
- Moane Oliveira
A secretária Viviane Ferreira reforçou o objetivo da secretaria, que além de trabalhar a questão da violência doméstica e familiar, também auxilia na autonomia da mulher. “É muito importante que a gente pense que buscar a autonomia das mulheres também é um fator que vai fazer com que essas mulheres, principalmente as que sofrem violência, saiam desse ciclo. Então, quando a gente pensa e traz qualificação, formação, capacitação das mulheres, sobretudo a autonomia financeira, a gente também está trazendo oportunidades no mercado de trabalho. E a nossa prefeita sempre vem falando dessa temática, que é universal e é uma preocupação nossa local, de buscar, sobretudo, a autonomia dessas mulheres” explicou a secretária Viviane.
E nesta sexta-feira (22), a Prefeitura irá realizar a palestra Empreendedorismo e habilidades digitais para geração de renda, no povoado de Oiteiro, na sede da associação, às 9h.