“Estamos recebendo vocês de braços abertos. Tenho certeza que vocês serão muito bem acolhidos pelo nosso povo, porque sei que vocês têm muito a contribuir com a nossa saúde”. Foi com essas palavras que o prefeito Guilherme Menezes recebeu na tarde dessa segunda-feira, 4, a comitiva de médicos cubanos do Programa Mais Médicos, no Salão do Gabinete da Prefeitura. A solenidade contou com a presença do vice-prefeito, Joás Meira, do presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Vasconcelos, da secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane de Araújo, entre outras autoridades municipais e imprensa local.

Na ocasião, os seis médicos cubanos – Magaly Lopez, Magaly Berrio, Magaly Ramos, Maelemnis Pompa, Mable Morales e Madiel Cobas – tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da cultura conquistense, representada pela musicalidade do maestro João Omar e pela poesia de Jean Cláudio, recitada por Hildebrando Oliveira.

Joás Meira

Os profissionais trazem consigo uma vasta experiência, que varia entre 14 e 23 anos de exercício da Medicina. Inclusive, com expedições a países estrangeiros, como Venezuela, Bolívia, Honduras e Haiti. Para Vitória da Conquista, eles trazem seus conhecimentos da atenção primária à saúde, considerando o indivíduo a partir de aspectos sociais, biológicos e psicológicos.

Fernando Vasconcelos

O vice-prefeito, Joás Meira, agradeceu a cada um dos cubanos pela missão que eles vieram cumprir no Brasil. “Vocês deixaram família, o seu país para nos servir. Como médico me sinto gratificado em recebê-los em nossa terra”, declarou o vice-prefeito. Opinião compartilhada pelo presidente da Câmara, Fernando Vasconcelos: “Para todos nós é um privilégio, motivo de orgulho estar aqui nessa solenidade, que só reforça o nosso município como polo e referência em saúde para toda região”, ressaltou Jacaré.

Durante toda essa semana, a comitiva participará de atividades de acolhimento em que serão apresentadas à rede municipal de saúde e conhecerão as equipes nas quais trabalharão: Veredinha, Bate-Pé, Miro Cairo, Lagoa da Flores, São Joaquim e Lagoa Formosa.

Maelemnis Pompa Olivet

Mable Morales Calderón

Conheça os perfil e as expectativas dos médicos cubanos que trabalharão no município:

Maelemnis Pompa Olivet – médica há 14 anos, trabalhou na Venezuela (2007-2011). Tem como último posto de trabalho o Centro Provincial Higiene Bayano – Granma/Cuba. “Estou aqui para aprender com o povo brasileiro e dar o melhor de mim para esta terra”, declarou Pompa.

Mable Morales Calderón – médica há 21 anos, trabalhou na Venezuela (2001-2008) e Bolívia (2012). Tem como último posto de trabalho a Policlínica na Província De Matanzas/Cuba. “Estou aqui para contribuir com a saúde de Conquista”, ressaltou Morales.

Magaly Perez Ramos

Magaly Pérez López

Magaly Perez Ramos – médica há 22 anos, trabalhou em Honduras (2005-2007). Tem como último posto de trabalho a Unidade de Atenção Básica Família Pinar Del Rio/Cuba. “Estou aqui para melhorar ainda mais a saúde da população e dar o melhor de mim para a saúde”, lembrou Perez.

Magaly Pérez López – médica há 23 anos, trabalhou na Venezuela (2003-2011). Tem como último posto de trabalho a Policlínica em Habana/Cuba. “Estamos aqui para ajudar as pessoas de todo coração”, declarou Lopez.

Madiel Cobas Matos – médico há 17 anos, trabalhou na zona rural da Venezuela (2003-2008). Tem como último posto de trabalho a Unidade de Atenção à Saúde (Guantanamo)/Cuba. “Espero trabalhar junto com o povo de Vitória da Conquista. Trabalhamos com o coração e esperamos que a população nos acolha de coração”, comentou Cobas.

Madiel Cobas Matos

Magaly Menéndez Berrio

Magaly Menéndez Berrio – médica há 21 anos, trabalhou no Haiti (2000-2002) e no período do terremoto (2010) e na Venezuela (2004-2008). Tem como último posto de trabalho a Policlínica Marcos Marti – Matanzas /Cuba. “Estou aqui para melhorar as condições de saúde do povo baiano e de Vitória da Conquista”, salientou Berrio.