Nesta sexta-feira (5), os agentes de endemias se mobilizaram em um mutirão educativo de combate à dengue no distrito de São João da Vitória, onde foram visitados cerca de 780 imóveis. Foi feito o trabalho de inspeção e tratamento de focos do mosquito e, principalmente, reforço sobre os cuidados preventivos que cada morador deve manter, além de orientar acerca dos sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Neide Soares abriu a porta de sua casa para a visita do agente e mostrou que o seu quintal estava impecável nos cuidados preventivos. “Eu não deixo vasilha, planta com água, sempre que chove e junta água, eu jogo fora e emborco tudo pra baixo. Se deixar, aquela água vai ficando, acumula e vira foco da dengue. Tem que ter consciência e também alertar os vizinhos! Se a gente faz a parte da gente e o vizinho não faz a parte dele, aí o mosquito vai rendendo na cidade”, disse a moradora.

Assim também faz dona Maria de Fátima, na horta cultivada por ela. “A gente tem muito cuidado, né? Limpa bem, não deixa nada sujo e com água. Sempre olhamos tudo e ficamos de olho para não aparecer”, afirmou.

O coordenador de Endemias do município, Joseilton Lima, afirmou que ainda foram encontrados muitos focos nos imóveis do distrito e reforçou que para o trabalho ter sucesso, é fundamental a colaboração da comunidade. “Não adianta esperar só a visita do agente para se atentar aos cuidados que precisam ser feitos dentro de casa. Cada um precisa fiscalizar o seu quintal todos os dias para não dar chances do mosquito se reproduzir e evitar que a sua família adoeça”, alertou.

Também haverá mais um mutirão na zona urbana, que será realizado neste sábado (6), no bairro Conveima I, a partir das 8h. Os moradores devem receber bem os agentes em suas casas para colaborar no trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.