Notícia Destaque
Postado em 23 de setembro de 2013 as 11:43:31
Sábado, 21 de setembro, foi um dia dedicado aos animais de estimação. Os donos de cães e gatos atenderam ao chamado da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e levaram seus animais para serem vacinados contra a raiva, uma proteção garantida pelo Ministério da Saúde a cada ano.
Por meio da Secretaria de Saúde, o Governo Municipal montou uma estrutura com 55 postos de vacinação e quatro equipes volantes. Mais de 600 profissionais trabalharam das 8h às 17h, garantindo a vacinação de mais de 26 mil animais.
A campanha de vacinação contou com o apoio das universidades Estadual do Sudoeste (Uesb) e Federal da Bahia (Ufba); das faculdades de Tecnologia e Ciências (FTC) e Independente do Nordeste (Fainor); dos cursos técnicos Boock, Projeta, Ana Nery, Cetep; e da 20ª Diretoria Regional de Saúde (Dires) e do Tiro de Guerra.
Em postos como o montado na sede do programa Conquista Criança, no Loteamento Cidade Modelo, a movimentação foi grande durante todo o dia. As pessoas aproveitaram a disponibilidade da vacina próxima da residência para levar os seus animais para serem vacinados.
A dona de casa Irani de Jesus Silva foi uma dessas pessoas. Ela cria um cachorro e três gatos. “A gente sabe que a vacina é muito importante para a saúde dos nossos animais e a nossa saúde também”, ressaltou Irani.
Na Unidade de Saúde da Família do Simão e de Campinhos, a movimentação também foi muito grande e contou com a experiência da técnica Tatiana Ferreira, que há 15 anos participa da campanha de vacinação contra a raiva, aplicando a vacina. “A gente precisa ter agilidade na hora de vacinar para evitar que o animal fique estressado”, explicou Tatiana.
Os donos de animais maiores de três meses a menores de um ano que tomaram a vacina neste sábado, devem levar o seu animal na Policlínica de Saúde Ademário Silva, na Av. Frei Benjamim, Bairro Brasil, para tomar a dose de reforço. “A vacina é a única forma de prevenir a raiva que é uma doença letal e pode ser passada do animal infectado para o homem”, ressaltou o coordenador da campanha, o médico veterinário Luís Cláudio Oliveira Moura.
As pessoas que não compareceram ao dia “D” da campanha, a vacina está sendo disponibilizada na Policlínica de Saúde Ademário Silva, na Av. Frei Benjamim, bairro Brasil, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É importante ressaltar que a Secretaria de Saúde não disponibiliza vacinas para que sejam levadas para casa.
A próxima etapa da campanha acontecerá na zona rural com três equipes volantes seguindo um cronograma que será divulgado pelas equipes de saúde.










