O sonho de ter uma profissão consolidada virou realidade para 114 alunas dos cursos oferecidos pela Prefeitura de Vitória da Conquista em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) com a solenidade de certificação realizada na manhã desta quarta-feira (27). O evento, que ocorreu no auditório do Cras Jardim Valéria, contou com a presença da prefeita Sheila Lemos e dos secretários municipais de Desenvolvimento Social (Semdes), Michael Farias, de Políticas para Mulheres (SMPM), Viviane Ferreira, e de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Marcos Ferreira.

Os cursos foram voltados para membros de famílias atendidas pela assistência social de Vitória da Conquista, de forma prioritária, àquelas que são residentes dos condomínios Minha Casa, Minha Vida e atendidas pelo Programa de Regularização Fundiária do município, o Morar Legal. Ao todo, foram oferecidos seis cursos da área de culinária – cursos de produção de salgados e folhados, produção de bolos e tortas, pães especiais de massa doce, pães especiais de massa salgada, produção de sequilhos e petit four, e noções para a fabricação de salgados – alcançando participantes do Jardim Valéria e de bairros vizinhos.

Daniele Silva Santos foi uma das alunas que tiveram a vida transformada. A mãe de duas meninas, uma de 4 e outra de 11 anos, conta que esse é o segundo curso que ela faz por meio dessa parceria entre Prefeitura e Senai e já vê mudanças significativas em termos de renda e qualidade de vida. “Esse curso foi muito importante para mim e para todas as mulheres que participaram, porque podemos fazer uma renda extra, de casa mesmo, cuidando dos filhos. Na primeira vez, eu fiz o curso de bolos e já comecei a empreender. Depois, eu fiz o curso de salgados onde eu pude já fazer os meus kit festas, vendê-los e ajudar com o dinheiro dentro de casa e poder dar uma vida melhor para meus filhos, poder sair mais com eles. Esse projeto está mudando a vida de muitas pessoas”, afirmou.

Outra participante foi Jussiara de Oliveira. Para ela, o curso profissionalizante foi uma oportunidade não só para conseguir um emprego como também de melhorar a realidade na qual estava vivendo. “Eu estava sem perspectiva, adoecida e não via luz. Quando eu soube do curso, pedi logo para ser inscrita, mas não tinha mais vagas, então coloquei meu nome na lista reserva. Recebi a ligação que tinha uma vaga e não perdi tempo. Houve momentos em que quis desistir, mas meus colegas e a equipe me deram forças. Agora, minha vida mudou completamente. Só tenho a agradecer”, contou a aluna.

Políticas públicas integradas – Durante a solenidade, a prefeita Sheila Lemos reafirmou a importância do Poder Público criar parcerias com a iniciativa privada e proporcionar possibilidades para a população ter acesso a emprego e aumento de renda. “Eu sou defensora de cursos profissionalizantes há muito tempo, principalmente aqueles voltados para as mulheres. O Senai faz isso com maestria na cidade e nós nos unimos a eles para conseguir fazer mais e mais cursos, porque acreditamos que a capacitação traz liberdade econômica, e a independência financeira também contribui para quebrar o ciclo de violência que, infelizmente, muitas mulheres são vítimas. Enquanto Gestão Municipal, é o nosso trabalho conceber alternativas como essa para mudanças e melhorias”, disse a prefeita.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, a iniciativa foi possível por meio de um exercício intersetorial de políticas integradas. “A Prefeitura de Vitória da Conquista entende a importância de garantir às famílias beneficiárias dos programas de habitação de interesse social o acesso ao mercado de trabalho, o desenvolvimento de autonomia de renda de forma que a vida dessas pessoas melhorem. O dia de hoje é uma celebração de todo esse processo da parceria entre Prefeitura e Senai”, concluiu Michael.

A gerente do Senai Sudoeste, Clara Bitencourt, esteve presente na ocasião e reforçou o significado da entrega desses certificados. “Hoje a gente encerra o ciclo de certificação desses alunos em cursos diversificados. Esse movimento contorna uma entrega bastante significativa para a comunidade, uma entrega de oportunidades, de reconstrução e de reconexão com os objetivos e sonhos de cada um que fez parte. A cada nova certificação a gente reitera o compromisso de contribuir com a transformação de vidas tanto no âmbito profissional quanto pessoal”, discorreu.

Para dar continuidade ao processo de formalização no mercado de trabalho, os novos profissionais também contam com o apoio da Sala da Mulher Empreendedora, ligada à SMPM, e da Sala do Empreendedor, ligado à SMDE, além de formação continuada oportunizada por essas pastas.