O comportamento seguro no trânsito se aprende desde cedo. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) atendeu ao convite do Colégio da Polícia Militar de Vitória da Conquista (CPM) Eraldo Tinôco e incluiu na programação do Maio Amarelo uma série de palestras voltadas aos estudantes da instituição.

Ao longo de três dias, concluindo nesta quarta-feira (11), os agentes do Sistema Municipal de Trânsito (Simtrans) Carlos Clayton e Andréa Carla Barbosa conversaram com os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental sobre situações de perigo no trânsito, a exemplo de dirigir, falando ao celular ou não usar o cinto de segurança. Turmas do 1º e 2º ano do Ensino Médio também participaram da iniciativa que abrangeu ainda atividades lúdicas.

“O Maio Amarelo deste ano tem como tema ‘Juntos salvamos vidas’ e é justamente o objetivo dessa atividade aqui, conscientizar que o trânsito envolve todos, bem como ressaltar o valor da vida e conscientizar sobre ações preventivas, como atravessar na faixa de pedestre. Além disso, é uma forma da Semob estreitar os laços com a comunidade”, explicou o agente Clayton.

Com a atividade, a expectativa do CPM, como contou a capitã e psicopedagoga da Polícia Militar (PM) Handria, é que os estudantes sejam multiplicadores de comportamentos que proporcionem a segurança no trânsito. “Ao trazer profissionais ligados ao trânsito, como o Simtrans, podemos ter os nossos alunos como multiplicadores desse conhecimento, de como evitar acidentes no trânsito”, exaltou Handria.

A capitã, que é chefe da Coordenação de Desenvolvimento Educacional e coordena o projeto Educação para o Trânsito e Saúde Emocional da CPM, ressaltou ainda que, por meio da atividade, os alunos visualizaram a importância da saúde emocional nessa área. “Isso porque as nossas emoções podem colaborar para um eventual acidente de trânsito, a exemplo, do estresse, da pressa e da ansiedade, que muitos dos nossos adolescentes vivem hoje”, pontuou.

Henrique participou da dinâmica realizada pelos agentes

Para o estudante Henrique de Avelar, de 14 anos, que cursa o 9º ano no CPM, a atividade cumpriu seu papel. “Foi uma experiência boa para o meu futuro, uma lição que serviu para nos conscientizar sobre como agir para um trânsito seguro”, assegurou.

A agente do Simtrans, Andréa Carla, ressalta que, caso outras unidades de ensino, empresas e entidades também queiram receber uma palestra como a realizada no CPM, basta entrar em contato com a Semob. “Estamos à disposição para levar essas informações sobre um trânsito seguro para a comunidade”, afirmou.