A obra de recuperação do sistema de macrodrenagem da Avenida Francisco Sabino, localizada no bairro Vila América, chegou à fase de recomposição do canteiro central e das bocas-de-lobo, após a instalação de aproximadamente 60 novos tubos de polietileno de alta densidade (PEAD), que serão responsáveis pela captação do fluxo de águas pluviais, a fim de evitar futuros danos na via.

Nesta quarta-feira (6), os meios-fios começaram a ser assentados na faixa situada entre as duas vias da avenida. Assim que o canteiro central for totalmente reconstruído, a pavimentação asfáltica será recomposta pela Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), que executa a obra sob a supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra). O serviço incluirá ainda a sinalização viária, a recomposição de calçadas e o plantio de árvores.

Trata-se da primeira etapa da obra de macrodrenagem pluvial. “A segunda etapa, da Rua Graciliano Ramos até o Anel Viário Jadiel Matos, também terá esses três serviços previstos: recomposição de drenagem, canteiro e pavimentação. E será executada após a conclusão da primeira etapa”, informa o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura.

Além da instalação dos novos tubos de PEAD, a obra inclui a construção de poços de visita (PV’s), estruturas de concreto que permitem o acesso às tubulações para serviços de manutenção.

‘Intenção é melhorar’

A cuidadora Rezeilda Arcanjo da Silva, 56 anos, que mora na Rua Eva Perón, afirmou que está ansiosa pela conclusão da obra na Avenida Francisco Sabino. “Vai acabar com a poeira, em primeiro lugar”, animou-se a moradora. “O bairro vai ficar bonito. A intenção é que melhore, mesmo”, concluiu.

Rezeilda Arcanjo da Silva