Um grupo de mulheres evangélicas, que apoiam as ações da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), se reuniu nesta manhã (31), no foyer da Prefeitura da Zona Oeste (PZO), para receber uma homenagem da Prefeitura de Vitória da Conquista. Além da homenagem, elas conheceram a recém-implantada Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres.

A prefeita Sheila Lemos agradeceu a oração e falou da importância que a igreja tem na sociedade. “Por mais que o governo queira não consegue chegar a todos os lugares e a igreja chega, porque vocês estão próximos às pessoas e lá as pessoas têm onde pedir socorro. As pessoas procuram vocês, vocês nos procuram e todos nós juntos buscamos resolver os desafios que a gente tem o tempo todo. Então só tenho que agradecer a vocês pelo trabalho que cada uma faz nesse sentido de fazer da vida do outro melhor a cada dia, que é o nosso propósito também como prefeita”, comentou.

Outro dado importante citado pela prefeita, que conta com a participação de toda a sociedade, são os índices de segurança do município. “Vitória da Conquista conseguiu índices maravilhosos. Ela estava entre as cidades mais violentas do país e com muito trabalho conseguimos tirar Conquista dos índices de cidade mais violenta e torná-la a cidade mais segura da Bahia para se viver e isso também é resultado dessas parcerias com essas instituições religiosas e sociais”, celebrou Sheila.

Ao se dirigir às mulheres presentes, a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Viviane Ferreira, disse que a secretaria está de portas abertas. “Pode contar com a gente para que juntas possamos cada vez mais trabalhar por nossas mulheres e buscar fazer valer os nossos direitos. Sintam-se todas abraçadas por nossa secretaria e pela gestão da prefeita que criou essa secretaria, um marco para Vitória da Conquista”, afirmou. Na oportunidade, a secretária apresentou sua equipe de trabalho.

Uma das coordenadoras do Projeto Desperta Débora, Damares Soares, agradeceu as mulheres envolvidas no apoio às comunidades locais e às gestoras públicas. “Agradecemos às pastoras que têm feito um trabalho muito bonito na ação social. Agradecemos ao Senhor pela vida de vocês, por todo o trabalho que vocês têm desenvolvido”, disse. O Desperta Débora incentiva a mulheres a orarem pelos seus filhos e pela juventude.

Ação conjunta de enfrentamento de desastres

Damares, Sheila e filha, Sueli e Rosa

À frente do evento de hoje, a coordenadora da Defesa Civil, Rosa Freitas, ressaltou o trabalho realizado por essas 30 mulheres. “Muitas vivem no anonimato, mas a gente sabe do trabalho social que elas fazem, colaborando muito com a Defesa Civil. Elas acham que é a Defesa Civil que está ajudando, mas são elas que estão ajudando o Município com todo esse suporte que dão às suas comunidades, chegando às ocorrências muitas vezes primeiro que a gente”, disse a coordenadora.

A missionária Sheila de Carvalho, da Igreja Aliança Celeste, responsável pela apresentação musical no evento, disse que a Defesa Civil tem contribuído muito com ajuda ao pessoal carente. “Eles vão pra cima e isso chamou muita atenção. Quando a gente percebe uma pessoa sendo maltratada por qualquer fenômeno natural e ter a ajuda desses anjos, como a gente fala, isso é muito gratificante e por isso a gente vai sempre apoiar quem apoia o povo”, ponderou.

Para a pastora Sueli Novaes do Prado, da Assembleia de Deus Aliança Eterna, a Defesa Civil foi fundamental na época das chuvas. “Teve uma época de chuva muito forte que as casas desabaram, a gente ligou e o pessoal nos atendeu super bem, ajudou a reconstruir casas, telhado, doou alimentos, a partir desse momento passou a ser o nosso socorro. Pra gente do Simão, por ser periferia, um pessoal muito carente, é muito essencial”, revelou a pastora que teve a oportunidade de orar pela prefeita e por Vitória da Conquista.