Foi lançada, na noite dessa quinta-feira, 2, a 10ª edição da Mostra Cinema Conquista – Um Olhar para o Novo Cinema. A cerimônia aconteceu no Memorial Régis Pacheco e reuniu autoridades públicas, imprensa, educadores e a comunidade em geral. O prefeito Guilherme Menezes foi representado, na ocasião, pelo secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Nagib Barroso. Também estiveram presentes o coordenador do evento, Esmon Primo, e a gerente de Extensão e Assuntos Comunitários da Uesb, Vanessa Oliveira.

A Mostra Cinema Conquista é uma realização da Prefeitura e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e acontece de 12 a 17 de outubro em diferentes espaços da cidade, com o objetivo de promover o cinema nacional na cidade. Neste ano, o evento conta com novidades na programação, que envolve 21 longas e 35 curtas-metragens nacionais.

De acordo com o secretário de Cultura, Nagib Barroso, o Governo Municipal ser um dos realizadores do evento é “resultado do olhar que a Prefeitura tem para a sétima arte, como vem acontecendo também por meio de outras iniciativas, como a aquisição do Cine Madrigal e as salas de cinema existentes no Centro de Artes e Esportes Unificados (Ceus) e no Centro Glauber Rocha”.

Na ocasião, também foi apresentada a revista “Contraponto”, um produto de estudantes do curso de Jornalismo da Uesb, com o apoio da Prefeitura, com temática inteiramente dedicada à Mostra Cinema Conquista. “O Cinema tem relação estreita com o Jornalismo, inclusive, com relação ao curso, os alunos tiveram matérias temáticas sobre audiovisual”, explicou Esmon sobre a realização da revista.