Desenvolvimento Econômico
Postado em 23 de outubro de 2018 as 13:08:58
Despertar o empreendedorismo e incentivar o protagonismo juvenil. Esses são alguns objetivos do curso Crescendo e Empreendendo, promovido pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Coordenação Municipal da Juventude, em parceria com o Sebrae e a Sala do Empreendedor. A capacitação segue até esta quarta-feira (24), na sede da Estação Juventude.
Durante as aulas, que contam com momentos teóricos e práticos, os participantes discutem aspectos relacionados à organização, autodesenvolvimento, criatividade e comunicação. “Nossa meta é que esses jovens desenvolvam comportamentos e atitudes empreendedoras que contribuem tanto para o acesso ao mercado de trabalho, quanto para a vida”, ressaltou a consultora do Sebrae e ministrante do curso, Cleunilda Jesus.

Cleunilda Jesus: consultora do Sebrae e ministrante do curso
“O curso também amplia as relações interpessoais dos jovens participantes e possibilita a troca de conhecimentos e experiências entre eles”, declarou a coordenadora municipal de Juventude, Melry Amaral. Já a Administradora da Sala do Empreendedor, Efigênia Ferreira, ressaltou que o empreendedorismo contribui para o desenvolvimento da região, a medida que estimula o surgimento de novos negócios.
Os cursistas aprovaram a iniciativa. Manicure e maquiadora, Maíra Rodrigues desde pequena ganhava seu próprio dinheiro. “Ajudava minhas tias, vendia rifas, fazia muitas coisas”, lembra. Aos 12 anos, a jovem, que hoje tem 18, já fazia as unhas das familiares e amigas. “Fiz cursos e corri atrás das oportunidades. Continuo me capacitando e vejo que cursos como esses contribuem muito para que aprendamos mais a conviver com a gente mesmo e com os outros, respeitando as diferenças de cada um e crescendo juntos”, disse.
E Gabriel Santos, 19 anos, que abriu uma empresa de design gráfico em sociedade com o irmão completou: “O curso está sendo fundamental para nós que estamos começando agora, principalmente no que diz respeito aos aspectos de comunicação, organização e administração”.

Maíra e Gabriel: jovens empreendedores