A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância à Saúde, está realizando a campanha Janeiro Roxo de prevenção à hanseníase. O tema “Hanseníase: identificou tratou, curou” traz um alerta à população sobre a existência da doença, os principais sinais e sintomas, qual serviço deverá procurar e como é feito o tratamento.

O Brasil permanece em segundo lugar no ranking mundial em número de casos novos, o que o classifica como um país prioritário para a hanseníase pela Organização Mundial da Saúde (OMS), órgão que definiu o último domingo de janeiro como Dia Mundial Combate e Prevenção da Hanseníase. No Brasil, a data foi instituída pela Lei Federal n° 12.135/2009, intitulada como Janeiro Roxo, para caracterizar essa luta e mobilização.

Em Vitória da Conquista, segundo dados do Sistema Nacional de Notificação (Sinan), nos últimos 10 anos, foram identificados 458 pacientes com diagnóstico de hanseníase, desses 42,9% apresentaram algum grau de incapacidade física devido ao diagnóstico tardio. Em 2024, 19 pessoas foram diagnosticadas com a doença. Por isso, a SMS considera a campanha do Janeiro Roxo como fundamental para discutir a doença como problema de saúde pública, orientando a população sobre o acesso e o tratamento da hanseníase.

Este ano, a programação da campanha, que acontece de 24 de janeiro a 21 de fevereiro, reforça a importância das ações de prevenção e enfrentamento à hanseníase, com o objetivo de evidenciar a necessidade do diagnóstico precoce e tratamento adequado. Para isso serão realizadas palestras, rodas de conversa e capacitação de profissionais de saúde da Atenção Primária em Saúde, bem como orientações para população sobre a doença.

O tratamento da doença é realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária, referência em casos suspeitos de hanseníase. A unidade conta com uma equipe multiprofissional especializada composta por dermatologista, fisioterapeuta, enfermeiros, farmacêutico e assistente social. Está localizado na Praça João Gonçalves, S/N – Centro (ao lado do CAAV), e funciona das 7h às 12h de segunda a sexta-feira.

Programação:

  • 24 de janeiro

Palestra no Facilita Saúde

  • 30 de janeiro

Palestra no Cemae

  • 31 de janeiro

Panfletagem na Ceasa

  • 03 de fevereiro

Palestra para a equipe do Consultório na Rua

  • 04 de fevereiro

Panfletagem na Estação Herzem Gusmão

  • 06 de fevereiro

Palestra na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social/Bolsa Família

  • 07 de fevereiro

Palestra na Escola Grau Técnico

  • 18 e 19 de fevereiro

Atualização com os médicos da Rede de Atenção Primária em Saúde

  • 20 de fevereiro

Atualização com os agentes comunitários de saúde da Rede de Atenção Primária em Saúde

  • 21 de fevereiro

Atualização com os enfermeiros da Rede de Atenção Primária em Saúde