Desenvolvimento Social
Postado em 22 de agosto de 2023 as 14:26:34 e atualizado em 19 de setembro de 2023 as 11:46:35

A Prefeitura e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) realizam na próxima quinta-feira, 24, a IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com o tema: “Superação da fome e construção da soberania alimentar, com direitos e participação social”, que tem por objetivo fortalecer a política municipal de segurança alimentar e nutricional e identificar problemas estruturantes que impedem a superação da fome e da insegurança alimentar.
O evento será realizado no auditório Lúcia Dórea, no Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae), a partir das 8h, com cadastramento, palestra, discussão do eixos e encaminhamentos de propostas para as etapas territorial e estadual da Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
A segurança alimentar e nutricional é um direito fundamental que engloba o acesso regular e constante a alimentos de qualidade, em quantidade adequada, sem comprometer outras necessidades básicas. Essa abordagem engloba práticas alimentares saudáveis, respeitando a diversidade cultural e promovendo a sustentabilidade ambiental, cultural, econômica e social. O objetivo é proporcionar orientações para lidar com questões como excesso de peso, obesidade e contaminação alimentar.
Para o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, esse momento conferencial terá uma importância estratégica nesse período de pós pandemia, considerando os desafios que estão postos para se enfrentar a fome no país. “Aqui em Vitória da Conquista temos avançado nesse debate”, reforçou.
O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional busca estabelecer diretrizes em políticas e ações relacionadas à segurança alimentar e nutricional a partir de diálogos entre o Governo Municipal e a Sociedade Civil. O presidente do Consea, Gilvan Sousa, destaca que a conferência é um importante espaço de debate. “Além de nos ajudar a pensar proposições junto ao poder público para garantir o acesso a uma alimentação de qualidade, como resguarda a constituição, também nos ajuda a entender como o Brasil desperdiça tantos alimentos mesmo tendo um alto índice de pessoas passando fome”.
Programação:









