Adolescentes, jovens e adultos participaram, na tarde desta quarta-feira (15), do primeiro encontro do projeto “Em Papel e Paredes: Fotografia e Narrativas Visuais para Transformar Espaços Públicos”. A iniciativa, realizada no Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça CEU J. Murilo), tem como objetivo a valorização da memória local e ocupação artística de espaços públicos por meio de oficinas de fotografia e desenvolvimento da criatividade.

As aulas acontecem até o próximo dia 15 de novembro, sempre às quartas-feiras e aos sábados. Ao final do curso está prevista uma exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante o mês.

Proponente e ministrante do curso, a fotógrafa e agente cultural Rayza Lélis explicou que além da técnica, cada participante terá oportunidade de exercitar, de forma livre, sua criatividade. Rayza mencionou também a importância do projeto. “Nós vivemos na era da imagem e nos comunicamos por meio dessa linguagem, e se apropriar dela nos possibilita transitar pelo mundo de diferentes formas”.

A fotógrafa Rebeca Reis é parceira na oferta do curso e lembrou que começou a atuar no ramo fotográfico após participação em uma oficina gratuita. Agora, ao repassar seus conhecimentos para outros, apresenta expectativas positivas. “Minha expectativa é que os presentes passem a ver o mundo nesse processo de criatividade, pelo qual eu já passei e passo todos os dias e isso é incrível”, disse.

E os cursistas também esperam bons resultados ao longo do curso. A estudante Emília Dantas acredita que vai aprender muito com as profissionais, que já conhecem muito sobre fotografia. E a servidora pública Rosenere Meira completou: “Eu amo o registro, apesar de não ter técnicas, estou com expectativas altas de aprender a fotografar e a editar. Eu vim bem animada”.

O gestor da Praça CEU, Marley Vital, ressaltou a importância do espaço para difusão da arte e da cultura. “A Praça CEU vem cumprindo sua função de atender as demandas da comunidade e da classe artística contemplada em editais, como desse curso no Edital Aldir Blanc. Esse equipamento reúne as condições necessárias para que atividades formativas e exibições artísticas de diversas linguagens sejam realizadas”.