LIRAa

O terceiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), de Vitória da Conquista, realizado entre 15 e 21 de setembro, pelo Centro de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, teve como resultado um Índice de Infestação Predial (IIP) de 1,3, percentual ainda acima do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é abaixo de 1,0%, mas aponta diminuição referente ao último, que foi realizado em julho, quando apontou 2% IIP.

O índice é resultado da visita dos agentes de endemias a 80 bairros, onde foram verificados 6.368 imóveis. Deste total, chama atenção alguns bairros que vinham com índice bem acima do ideal, como o Cidade Maravilhosa, que registrou neste último levantamento 0,0 % de IIP. “Nesta localidade foram visitados 93 imóveis, e não encontramos larvas positivas para o Aedes em nenhum deles” explicou o coordenador de endemias Renato Freitas, que destaca que este é um dos cinco bairros escolhidos para estratégia Ovitrampas, armadilha de coleta de ovos do Aedes aegypti. “Agora em outubro completamos um ano do início da estratégia e já estamos observando a diminuição da presença de Aedes nestes logradouros”.

Com a diminuição do mosquito, a Secretaria de Saúde também tem registrado menos casos de arboviroses transmitidas pelo Aedes, como dengue, zika e chikungunya. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, no mês setembro, até o dia 26, foram notificados 91 casos prováveis de dengue e nenhum para zika e chikungunya.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que continua intensificando as ações de prevenção à dengue, orientando a população a receber bem os agentes de saúde e os de endemias, esvaziar garrafas pet, potes e vasos, guardar pneus em locais cobertos, limpar bem as calhas de casa, manter a caixa d’água, tonéis e outros reservatórios de água bem fechados, colocar areia nos pratos de vasos de planta, amarrar bem os sacos de lixo e não acumular sucata e entulhos.

Sintomas da dengue: se você sentir febre alta, dores musculares e articulares, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça ou atrás dos olhos, procure a unidade de saúde mais próxima de casa.