realização do LIRAa

Durante a primeira semana de setembro, entre os dias 02 e 07, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio da Coordenação de Endemias realizou o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), que teve como resultado o índice de infestação predial (IIP) de 1,3 no terceiro trimestre de 2024.

O mosquito Aedes aegypti é responsável pela transmissão das arboviroses: dengue, febre chikungunya e zika. Dessa forma, uma das estratégias para o monitoramento e controle do vetor é a realização a cada trimestre do LIRAa. Neste último, os agentes de endemias visitaram 5.725 residências distribuídas em 80 bairros da zona urbana de Vitória da Conquista. Durante as visitas, foram coletadas larvas do mosquito Aedes aegypti em 76 residências das 5.725.

A Diretora de Vigilância em Saúde (DVS), Larissa Pimentel, recebeu de forma positiva o novo IIP de Vitória da Conquista. “Este é o terceiro levantamento que realizamos no ano, saímos de um IIP de 5,6 no período da epidemia para 1,3. O resultado demonstra o intenso trabalho da Secretaria de Saúde que ao longo do ano vem realizando diversas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Destacamos o esforço e envolvimento das equipes de agentes de endemias que continuam atuando de forma intensa nas áreas urbanas e rurais com maior índice de infestação ou notificações. As atividades incluem tratamento focal, parceria com a Secretaria Serviços Públicos (Sesep), recolhimento de pneus, educação em saúde junto à população, bloqueio de transmissão e borrifação de inseticida UBV costal e o UBV pesado (fumacê)” explicou Larissa.

Segundo o coordenador do Centro de Controle de Endemias, Renato Araújo, as ações implementadas pela SMS foram fundamentais para diminuição o número de casos das arboviroses no município. “Tivemos uma queda no número de casos da doença de mais de 90% neste segundo semestre, comparado ao período de pico da doença que aconteceu em maio”, declarou Renato.

Dados epidemiológicos atualizados: o Boletim Epidemiológico referente à 36ª semana de 2024, abrangendo o período de 01 a 07 de setembro. Durante esses dias, foram notificados 30 casos suspeitos para dengue. Em 2024, o município confirmou 34.270 casos de dengue. Em relação à febre chikungunya, foram confirmados 70 casos, enquanto o vírus da zika resultou em quatro infecções confirmadas. Quanto ao número de mortes, até o momento, foram confirmados 31 óbitos por dengue no município.

A população também deve colaborar no combate ao mosquito Aedes aegypti dentro de casa, com eliminação de qualquer acúmulo de água parada que possa servir de criadouro para o mosquito. O levantamento permitiu mais uma vez confirmar que a maioria dos focos está nos depósitos ao nível de solo nas residências.

Denúncias de situações de risco podem ser feitas ao Centro de Controle de Endemias, pelo número: (77) 3429-7421.

Veja aqui o resultado do LIRAa por bairro.