Ação aconteceu na sede do Cras Vila América

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vila América, realizou na manhã desta quarta-feira (7 ), uma roda de conversa, em parceria com Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan) e Secretaria de Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), sobre horta em pequenos espaços.

Segundo a gerente do Cras, Kelle Newton, a ideia é a montagem de uma horta na área externa da sede do Cras. “A ideia partiu do próprio grupo de idosos do SCFV, que viu o espaço que tem na área externa e nos perguntou se era possível montar uma horta. Como a Cosan já desenvolve este trabalho com a SMDR, nós fizemos a parceria para colocar a ideia em prática”, explicou Kelle.

A sugestão da horta veio de Talvina Conceição de Jesus Oliveira, de 71 anos, que frequenta o grupo de idosos do Cras há três anos. “Eu gosto muito de plantar, mas na minha casa não tem espaço, por isso, pedi para a gente fazer a horta aqui”, explicou Talvina.

Durante a roda de conversa, os engenheiros agrônomos da SMDR, Nilma Dias e João Rubéns, apresentaram os tipos de cultivos ideais para pequenos espaços, cuidado com o solo, qualidade e quantidade de água. “Nós adoramos este convite, porque estamos incentivando o consumo de alimento saudável, mas principalmente porque cuidar de hortas também é terapêutico e, sendo em espaço coletivo, possibilita também o fortalecimento do vínculo comunitário”, explicou Nilma.

Após o primeiro encontro, a Cosan e a SMDR irão auxiliar na montagem da horta. “Com a horta pronta, eles poderão fazer seus cultivos por conta própria, com a nossa assessoria”, explicou a coordenadora da Cosan, Karine Barros.