A gravidez na adolescência é considerada uma situação de risco psicossocial e de saúde para a jovem e seu bebê. Diante da necessidade de cuidados especiais às adolescentes, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital Municipal Esaú Matos, dirigido pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC), atendem e acompanham as jovens mães.

Thomas Fernandes

Em Vitória da Conquista, segundo informações do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB), do Ministério da Saúde, em 2012 foram atendidas uma média de 1.532 gestantes por mês nas unidades de saúde. Dessas, 309 eram menores de 20 anos, um percentual de 20% de gestantes em idade jovem. Para o Ministério da Saúde, idade materna menor de 18 anos indica alto risco. O atendimento é feito nas unidades de saúde normalmente, mas se tiverem alguma complicação (comorbidade) são encaminhadas para o ambulatório de pré-natal de alto risco do Esaú Matos.

Segundo enfermeiro responsável pela sala de parto, Thomas Fernandes, apesar de ser oferecido o serviço de pré-natal de alto risco, é grande o número de jovens grávidas que não fazem o devido acompanhamento. “Existem casos que, por medo da família ou imaturidade, as mães acabam não se dedicando ao pré-natal e já chegam ao hospital em trabalho de parto”, afirma.

Situação semelhante aconteceu com Poliane Silva, 16 anos. Há cerca de dois meses atrás, deu entrada no Esaú Matos já em trabalho de parto. A jovem já estava no sexto mês de gestação, acreditando ainda estar no terceiro. Nessa situação, ainda segundo Thomas Fernandes, a equipe recebe orientações para tentar tranquilizar as jovens mães e evitar as abordagens com broncas e questionamentos.

Em circunstâncias especiais, quando a jovem apresenta alguma instabilidade emocional, a psicóloga da instituição é acionada para fazer o devido acompanhamento à adolescente.

José Rocha

Para técnico de enfermagem, José Rocha, devido à imaturidade física e psíquica, uma gravidez na adolescência acaba atropelando algumas fases da vida. “Por isso é importante que, além do incentivo ao aleitamento materno e ao alojamento conjunto, essas mães recebam orientações sobre controle de natalidade. Então já encaminhamos essas adolescentes para o setor de planejamento familiar da instituição”, afirma técnico de enfermagem.

Agendamento – As consultas de pré-natal de alto ricos são realizadas às terças-feiras, na parte da manhã, e às quintas-feiras, de manhã e à tarde. Já o planejamento familiar é realizado toda segunda e quarta, somente pela manhã.