Esaú Matos
Postado em 30 de junho de 2025 as 14:49:18
Durante o mês de junho, alguns setores do Hospital Municipal Esaú Matos, que é administrado pela Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC), estão passando por intervenções, com o objetivo de proporcionar mais conforto, comodidade e qualidade no atendimento oferecido aos usuários, e melhores condições de trabalho para os colaboradores.

Reforma no Hospital Esaú Matos
Entre os departamentos que estão recebendo essas adequações estão o Centro de Diagnóstico de Imagem (CDI) e o Ambulatório, que agora vão funcionar num mesmo módulo, com um espaço melhor planejado, que permitirá maior funcionalidade. A coordenadora do setor, Adriana Luz, destaca os benefícios dessas mudanças: “A unificação desses setores vai viabilizar de forma significativa, além de organizar e otimizar os processos para uma melhor assistência prestada aos usuários do serviço, favorecendo um cuidado contínuo, evitando que esses usuários se desloquem de forma desnecessária para agendamento de exames, consultas e procedimentos, que agora ficarão centralizados em um só local”, diz a coordenadora.
Conforme explicações do engenheiro civil, Bruno Viana, coordenador do Setor de Manutenção e Infraestrutura da FSVC, outra mudança significativa é na Sala de Estabilização Neonatal (Seneo): “Anteriormente, a Seneo estava localizada em um módulo um pouco distante da UTI Neonatal. E com a realização da obra, os setores vão ficar mais próximos, o que é o ideal. De uma forma geral, os serviços da neonatologia vão ficar concentrados em espaços mais próximos. Isso vai permitir agilidade no funcionamento logístico entre setores”, explica o coordenador.

Reforma no Hospital Esaú Matos
Adequações também estão sendo feitas no departamento administrativo da FSVC. O setor está sendo preparado para funcionar num espaço organizacional que permitirá mais fluidez. Ainda segundo o engenheiro responsável, os ambientes com intervenções receberam serviços de alvenaria, novas instalações de pontos elétricos, ar-condicionado e pintura completa. Também foi realizada a ampliação da rede de gás (oxigênio, vácuo e ar comprimido) onde era preciso.
Bruno Viana frisa, ainda, que para a realização das obras, nenhum dos setores sofreu interrupção, devido a um cronograma bem organizado, dividido em fases e que também levou em conta os atendimentos eletivos. A previsão é que as reformas sejam concluídas nos próximos dias, e que as novas instalações estejam em funcionamento nas primeiras semanas de julho.
A diretora-geral da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista, Ceres Almeida, destaca que “investimentos em melhorias de infraestrutura são essenciais para proporcionar mais funcionalidade em todo o hospital, um melhor atendimento a todos os pacientes que buscam os serviços da Fundação. E mais, oferecer melhores condições de trabalho para os nossos colaboradores impacta, também, lá na ponta, ou seja, na qualidade do serviço prestado ao usuário”.









