Esaú Matos
Postado em 19 de janeiro de 2026 as 15:13:34
O Hospital Municipal Esaú Matos encerrou o ultimo mês de 2025 com um saldo de 4.283 atendimentos obstétricos e pediátricos, realizados no período de 1º a 31 de dezembro. Os números expressivos evidenciam a importância estratégica da unidade para Vitória da Conquista, região Sudoeste da Bahia e Norte de Minas.

Hospital Municipal Esaú Matos
Administrada pela Fundação Pública de Saúde, a maternidade contabilizou 1.894 atendimentos obstétricos apenas no último mês de 2025. Desse total, 634 mulheres necessitaram de internamento e 462 bebês nasceram na unidade, sendo 201 partos normais e 261 cesarianas.
Os atendimentos obstétricos realizados no Esaú Matos foram prestados a pacientes de 49 municípios diferentes, além de Vitória da Conquista, incluindo demandas de outros estados. Na região, destacam-se os municípios de Itambé, Poções, Caetanos, Cândido Sales e Anagé, cada um com mais de dez pacientes atendidas no período. Também chama a atenção a presença de pacientes dos estados de Sergipe, Minas Gerais e São Paulo, sendo este último representado por quatro municípios distintos: São Paulo, Guarulhos, Taboão da Serra e Embu das Artes.

Hospital Municipal Esaú Matos
Na área pediátrica, o volume de atendimentos também foi significativo. Ao longo dos 31 dias de dezembro de 2025, 2.389 crianças foram atendidas no hospital. Os dias 1º e 8 de dezembro se destacaram pelo alto fluxo, com 125 e 100 atendimentos, respectivamente. No mesmo período, foram registrados 86 internamentos pediátricos, reforçando a atuação do hospital no cuidado integral à saúde infantil.
“Os números apresentados reafirmam o compromisso com a transparência e demonstram os esforços contínuos da gestão e de toda a equipe multiprofissional do Hospital Municipal Esaú Matos, que, mesmo diante do elevado volume de demandas, atua para atender tanto a macrorregião pactuada quanto às demandas espontâneas de outros municípios e estados, de forma acolhedora, humanizada e especializada”, destacou Ceres Almeida, diretora-geral da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista.





