Mais um ano se encerra e Vitória da Conquista segue como a cidade mais segura da Bahia, e a melhor para se viver em todo o estado. Estes níveis de segurança e bem-estar são resultado de um trabalho constante do Governo Municipal, envolvendo políticas públicas transversalizadas com a integração de todas as secretarias, levando educação, saúde, infraestrutura e outros serviços para todos os conquistenses, nas zonas rural e urbana.

Nessa rede integrada de atuação, um elemento muito importante para a segurança e ordenamento da cidade é a Guarda Municipal de Vitória da Conquista (GMVC), cuja atuação transcende a proteção patrimonial básica, mostrando-se como força essencial no policiamento preventivo, comunitário e na articulação intersetorial.

Completando quatro anos de criação em 2025, a Guarda Municipal passoua integrar a recém-criada Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (SMSP), oferecendo novas ferramentas ao Executivo Municipal para ampliar e qualificar tanto a formulação das políticas públicas de segurança quanto o acompanhamento e participação transparente da sociedade civil.

A Guarda Municipal de Vitória da Conquista também é composta pelo Grupo de Apoio ao Meio Ambiente (GAMA), com foco no patrulhamento preventivo de unidades de conservação, o Grupamento da Ronda Escolar (GRE), que faz o serviço de patrulha em todo o território urbano de Vitória da Conquista, além de atender denúncias de violência física, bullying e outras ocorrências, e o Grupamento de Proteção Preventiva Motorizado (GPPM), que opera em ocorrências mais complexas, em nível de segurança pública básica.

Um importante dado que atesta a eficácia da atuação da Guarda Municipal, em parceria com as outras forças de segurança, diz respeito à redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no ano de 2025. Até o momento, a cidade registrou 34 ocorrências dessa natureza, o que representa uma redução de 54,1% em relação a 2024 — e o menor número em relação aos últimos anos.

Atual secretário de Segurança Pública e Defesa Social e ex-comandante da Guarda Municipal, Cristóvão Lemos, destaca a importância da instituição para a construção e execução das políticas públicas de segurança, que beneficiam toda a população. “A Guarda Municipal é o órgão operacional do município. Com a implantação em 2021, foram 200 agentes de segurança colocados nas ruas, juntamente com o staff. Distribuímos esse efetivo de forma estratégica, dos dois lados da cidade, e logo no início já observamos uma redução dos crimes de menor potencial ofensivo. E desde então vemos uma redução nos Crimes Violentos Letais Intencionais. O menor número tinha sido em 2022, e em 2025 superamos essa marca. E agora, com a Secretaria de Segurança, teremos um elo a mais para completar essa corrente que oferece serviço de qualidade para toda a população”.

Atuação

Em 2025, a GMVC realizou aproximadamente 683 Ordens de Patrulhamento Preventivo (OPPs), demonstrando a capilaridade da instituição na proteção de bens, serviços e instalações, bem como no suporte operacional à sociedade civil e à administração pública. Destacam-se a atuação em eventos esportivos, como apoio a campeonatos municipais, corridas de rua e jogos escolares; apoio a Organizações Civis, com segurança em festividades religiosas e manifestações culturais, e a colaboração com outras secretarias, com suporte operacional às pastas de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social (Semdes), Mobilidade Urbana (Semob) e Meio Ambiente (Semma).

No período de janeiro a dezembro de 2025, a GMVC registrou um total de 2.853 ocorrências e atendimentos, resultando em uma média operacional aproximada de 237 registros mensais. A concentração de atendimentos seguiu a dinâmica dos centros comerciais e áreas de grande circulação de pessoas. O Bairro Centro lidera as estatísticas, seguido por áreas de interesse ambiental e residencial denso.

Cristóvão Lemos

Uma importante ação foi o desenvolvimento e execução de Planos de Operação (PlanOps) específicos para enfrentar demandas de alta complexidade. Diferente das rotinas ordinárias, estas operações exigiram integração intersetorial, emprego massivo de efetivo e coordenação tática especializada. A estratégia adotada baseou-se na antecipação de cenários e na articulação com demais órgãos da administração pública.

Dentre os PlanOps, destacam-se a Operação Mãos que Protegem, que busca atuar de forma humanizada e integrada com a Secretaria de Desenvolvimento Social na abordagem a pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. O plano visa garantir direitos fundamentais, oferecer acolhimento institucional e coibir a ocupação desordenada de espaços públicos, consolidando o conceito de “segurança cidadã”.

A Operação Ginásio Raul Ferraz teve o objetivo de garantir a integridade física de atletas, público e a preservação das instalações durante os eventos esportivos e culturais sediados no Ginásio de Esportes Raul Ferraz. A ação tática focou no controle rígido de acesso, prevenção de tumultos e proteção ao patrimônio público. Já a Operação Natal Conquista de Luz intensificou o patrulhamento ostensivo nas áreas comerciais e no complexo da Praça Tancredo Neves durante os festejos natalinos, buscando garantir a segurança das famílias, turistas e comerciantes durante o período de maior fluxo econômico e cultural da cidade.

No apoio interinstitucional, o ano de 2025 foi marcado pelo fortalecimento da integração institucional, com apoio às secretarias de Educação, na Execução de Rondas Escolares (GRE), segurança nos Jogos Estudantis e apoio nas Eleições de Diretores; Meio Ambiente, com atuação estratégica do GAMA no Poço Escuro (Visitas Guiadas), Parque da Lagoa das Bateias e ações fiscalizatórias; Saúde e Desenvolvimento Social, no Suporte em Unidades de Saúde (USF), CAPS, Carretas da Saúde, CRAS e CREAS; e Serviços Públicos, na garantia de segurança em operações de ordenamento urbano, feiras livres e cemitérios.

A Guarda Municipal também atuou no suporte às Organizações Civis e Sociedade, com apoio a eventos religiosos (Cobertura da Marcha para Jesus, Missa do Vaqueiro, procissões e eventos de diversas denominações), comunitários (presença em festas de associações de moradores, eventos beneficentes, cavalgadas e ações do Dia das Crianças nos bairros), das ações de prevenção e presença ostensiva (Ações proativas focadas na elevação da sensação de segurança da população), além de operações sazonais (Operação Finados, Natal Conquista de Luz, segurança no ENEM e no Concurso Unificado) e patrulhamento fixo.

A qualificação e capacitação profissional dos agentes também foi uma das prioridades ao longo de todo o ano, com participação no Projeto Bolsa Formação – Ciclo 2025, que integra o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI 2), gerido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e visa à qualificação profissional dos operadores de segurança pública, aliada ao incentivo financeiro.

Também foram realizados diversos cursos alinhados às diretrizes contemporâneas de segurança cidadã e direitos humanos, como o enfrentamento da desigualdade racial e o combate à violência de gênero, com ênfase no protagonismo feminino e na prevenção e redução da violência.

A atuação da Guarda Municipal é fundamental para que Vitória da Conquista seja uma cidade onde a segurança e o bem-estar sejam efetivamente um direito de todos, e não um privilégio de poucos. Com a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, a segurança do Município ganha ainda mais ferramentas para elaborar e promover políticas públicas integradas, efetivas e com a participação da sociedade civil.