Integrantes do Grupo de Apoio ao Meio Ambiente (Gama), que faz parte da Guarda Civil Municipal (GCM), participaram de uma capacitação sobre captura de abelhas. O curso, realizado em parceria com o Setor de Apicultura e Meliponicultura (Seapis), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), e com a empresa Sousa de Saúde e Segurança do Trabalho, aconteceu nessa quinta-feira (29), na Uesb, e contou com atividades teóricas e práticas.

Além de informações sobre hábitos e manejo com abelhas, os 15 participantes tiveram a oportunidade de compreender a importância desses insetos para a polinização de inúmeros alimentos. “Nossa grande preocupação é o extermínio das abelhas, por isso, é importante que o processo de captura seja feito da forma mais correta possível”, destacou a coordenadora do Seapis e uma das ministrantes do curso, Cínthia Pereira. A professora também explicou que, quando bem manejadas, essas abelhas podem ser doadas para apicultores.

Para um dos organizadores da capacitação, André Sousa, essa parceria é necessária. “Com essa parceria, o nosso intuito é buscar facilitar esse atendimento para a comunidade”.

O comandante do Gama, Thalles Reis, é um dos participantes da capacitação. Segundo ele, a expectativa com os novos conhecimentos é de realizar a captura de modo a trazer mais segurança para a população e também para os animais.

Capitão Cristóvão Lemos

O comandante da Guarda Municipal, capitão Cristóvão Lemos, lembrou que a GCM tem aumentado o seu leque de atuação, inclusive, com as ações do grupo Gama. Ele também ressaltou que o próximo passo será a aquisição dos Equipamentos de Proteção Individual. “Assim que tivermos esses equipamentos, vamos apresentar a Vitória da Conquista mais um serviço da Guarda Municipal”, disse.