Espaço para o diálogo e as trocas de experiências entre os conselhos municipais ligados à área de educação, a Casa dos Conselhos foi entregue no início deste mês. A proposta é estabelecer um espaço para estreitar o relacionamento entre o Conselho Municipal de Educação, o Conselho Escolar, o Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e o Conselho da Merenda Escolar. Na última semana, o prefeito Guilherme Menezes visitou as instalações do local e dialogou com as diversas equipes que estão integrando esse trabalho.

Para o prefeito, ser um ambiente democrático, onde seja possível trabalhar a educação como fruto de uma construção coletiva, é um dos maiores princípios da Casa dos Conselhos. Entendendo a importância da participação familiar nesse processo, ele destacou ainda a importância de atribuir voz a todos os agentes cuja ação é imprescindível no processo educativo. “Não se pode deixar uma só criança, adolescente ou adulto sem acesso à escola. Essa é uma exigência que o Governo faz a si mesmo”, declarou o gestor.

Ricardo Marques

O secretário municipal de Educação, Ricardo Marques, contou ainda que a Casa dos Conselhos também vai agregar os recém-criados conselhos escolares. Cada unidade escolar da Rede Municipal terá sua representação, formada por alunos, pais e professores. Dessa forma, a participação social será ampliada e as discussões poderão contar com a integração familiar. “Nós consideramos isso um avanço na Rede Municipal, que é aproximar todos os grupos que fazem parte da comunidade escolar, porque a educação não é só feita pelo professor e pelo aluno, mas por toda essa rede que colabora e contribui com o aprendizado”, destaca o secretário. De forma conjunta, tudo isso deve trazer maior qualidade para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

Edgard Larry

Do ponto de vista de que quem atua nas entidades ligadas à educação, essa mudança significa maior organização das políticas educacionais. “Enxergamos, portanto, de forma muito positiva a constituição de um ambiente como esse, onde é possibilitado aos conselhos educacionais, o exercício de um trabalho em um ambiente mais adequado e mais ajustado ao atendimento à população, e, sobretudo no compartilhamento de responsabilidades”, afirma o presidente do Conselho Municipal de Educação, Edgard Larry.