A equipe da Secretaria de Agricultura apresentou ações desenvolvidas para possibilitar ao homem do campo a convivência com os efeitos da seca

Como órgão que tem por função debruçar-se sobre questões diversas, tanto do meio rural quanto urbano, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável incluiu em sua pauta a discussão sobre recursos hídricos. Exatamente por isso, seus integrantes foram recebidos pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura da Prefeitura de Vitória da Conquista para uma reunião no Salão Nobre do Gabinete Civil, na noite desta quinta-feira, 26.

A conversa centrou-se nas ações desenvolvidas pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria, com vistas a possibilitar ao homem do campo a convivência com os efeitos da seca. O secretário de Agricultura, Odir Freire, e a equipe de engenheiros agrônomos expuseram, em detalhes, iniciativas como a construção de barragens, tanques e aguadas, a fim de garantir o abastecimento de água nas regiões mais secas do município. Mencionaram também a implantação de poços tubulares e o projeto-piloto de construção de barragens subterrâneas – cinco delas já foram concluídas.

“O maior objetivo do Governo Municipal é aumentar o acúmulo de água no nosso município, em virtude do clima que estamos vivendo”, explicou o secretário Odir Freire. A respeito da busca de alternativas junto aos governos Federal e Estadual, os membros do conselho foram informados sobre as adesões a iniciativas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Garantia Safra e o programa de distribuição de milho, em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “Ações como essas vão fazer com que nosso município tenha sustentabilidade econômica, e nossos produtores rurais também”, acrescentou Freire.

Discussões continuam – “Ficamos muito satisfeitos”, sintetizou, ao fim da reunião, o presidente do conselho, Gildásio Silveira. “Foi uma reunião importante pelas experiências apresentadas e por aquilo que está sendo feito em prol dos recursos hídricos e do homem do campo, para que ele possa estar no seu local de origem”, complementou.

A discussão sobre recursos hídricos continuará em pauta na próxima reunião entre o conselho e o Governo Municipal, já agendada para o dia 3 de outubro. Dessa vez, no entanto, o encontro terá enfoque sobre a área urbana do município. Como participantes, estarão a Secretaria Municipal de Infraestrutura e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). “Discutiremos sobre abastecimento de água em Vitória da Conquista, para o momento atual e para o futuro”, informou Silveira.