Notícias
Postado em 24 de setembro de 2013 as 19:34:01
Na tarde dessa segunda-feira, 23, o prefeito Guilherme Menezes e o vice, Joás Meira, se reuniram com gerentes, coordenadores, diretores e assessores da Secretaria de Saúde e da Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC), na Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente. O objetivo do encontro foi promover um diálogo sobre os avanços e os desafios para o setor da saúde.
“Estamos realizando esta conversa com todas as secretarias, para avaliarmos os nove meses de gestão”, informou o prefeito Guilherme Menezes. Segundo ele, este é um momento dedicado a ouvir as experiências, os pontos positivos e as demandas de cada setor. “Vamos juntos fazer um balanço das ações realizadas até o momento, para que alcancemos cada dia mais um serviço de qualidade para a população e de acordo com as expectativas dela”, acrescentou o prefeito.
Com um orçamento de R$ 160 milhões, formados pelos recursos dos governos Federal, Estadual e Municipal, a Prefeitura contribui, atualmente, com 23% do tesouro municipal neste montante. O percentual está acima do preconizado para gastos com a saúde, que é de 15% por município, segundo a Constituição Federal.
Esse recurso é aplicado em todas as ações de saúde, desde a atenção primária à alta complexidade. Para garantir o atendimento da população de Vitória da Conquista e dos municípios pactuados da região, a Secretaria de Saúde conta com uma estrutura administrativa composta por 2.140 servidores. A FSVC, que faz parte da administração indireta, conta com 540 servidores atuando no Hospital Municipal Esaú Matos e no Laboratório Central Municipal.
Durante a reunião, os gestores destacaram alguns avanços na área administrativa, como a descentralização do setor de licitação da Saúde, que agora conta com equipe própria, e a criação da Procuradoria da Saúde, que tem permitido maior celeridade no andamento dos processos. Também foram apresentados alguns resultados na área de Vigilância em Saúde, na qual Vitória da Conquista tem servido de exemplo para outros países. Recentemente, o município recebeu a visita da comitiva de Moçambique, que veio conhecer a experiência municipal de controle da transmissão do HIV/aids.
A participação popular também foi lembrada com destaque para as ações promovidas pela Assessoria de Controle Social, que conta com o Conselho Municipal de Saúde e participativo e 36 Conselhos Locais de Saúde, que são instâncias fiscalizadoras e deliberativas de iniciativa popular dentro da estrutura da Saúde, e a Ouvidoria da Saúde, que é um espaço legítimo, no qual o usuário pode avaliar, reclamar, sugerir, solicitar sem precisar ser identificado, por meio do número 0800 2847010.
Para a secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane, o encontro foi muito proveitoso. “Nós sabemos que a responsabilidade de todos que estiveram aqui presentes é grande, pois desempenhamos um papel de muita importância, que é o de garantir uma saúde de qualidade para todos os nossos munícipes e visitantes”, destacou Márcia.
O vice-prefeito, Joás Meira, avaliou o encontro de forma positiva. “Reuniões como esta são boas, porque discutimos, avaliamos, traçamos metas para este setor desafiador que é a saúde”.
O diretor presidente da FSVC, padre Edilberto Amorim, fez questão de destacar a importância da presença da fundação na reunião. “Nós fazemos parte do público, somos parte da Saúde de Vitória da Conquista, somos defensores do Sistema Único de Saúde. Por meio da administração indireta, estamos buscando melhorar o atendimento a nossa população, tanto no Esaú Matos quanto no Laboratório Central”, ressaltou.







