Discutir os avanços na educação municipal de Vitória da Conquista

Discutir os avanços na educação municipal de Vitória da Conquista e elencar as propostas voltadas para o fortalecimento da rede de ensino. Foi com estes objetivos que na manhã desta sexta-feira, 19, o secretário municipal interino de Educação, Ricardo Marques, se reuniu com os diretores da rede municipal de ensino no auditório do Centro de Convivência do Idoso.

A Administração Municipal vem cumprindo o seu compromisso com a educação municipal, garantindo qualidade do ensino e infraestrutura adequada para alunos e professores. “A educação municipal avançou bastante nos últimos anos e se tornou uma das maiores redes de ensino do estado da Bahia. Vamos dar continuidade a esse crescimento com a contribuição de todos os profissionais da educação e os investimentos constantes do Governo Municipal”, explicou o secretário interino de Educação, Ricardo Marques.

Jocelma Gusmão, coordenadora do Núcleo Pedagógico

“Estamos muito otimistas com as ações que estão sendo desenvolvidas na educação municipal e que enriquecerá ainda mais o ensino em Vitória da Conquista. Partilhamos o compromisso de buscar cada vez mais a melhoria da aprendizagem dos nossos alunos”, afirmou a coordenadora do Núcleo Pedagógico, Jocelma Gusmão.

Investimentos na Educação – A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, oferece transporte escolar gratuito e universalizado aos estudantes da rede, com uma frota composta por mais de 200 veículos, entre próprios e contratados. Em 2011, sete ônibus escolares novos foram adquiridos em parceria com o Governo Federal para dar mais conforto e qualidade ao transporte dos estudantes. Atualmente, 42 mil alunos são atendidos pela rede municipal de ensino em 203 escolas e creches das zonas urbana e rural.

Em relação à área pedagógica, em 2013, dando continuidade aos investimentos, 2 mil netbooks estão sendo entregues aos professores, com o intuito de facilitar o planejamento das aulas e melhorar o processo de ensino-aprendizagem. A novidade também se estende a alguns alunos da rede que também vão receber netbooks para utilização em sala de aula. Os equipamentos são adequados para o uso infantil e frutos da parceria entre a Prefeitura e o Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo). Trinta e sete escolas da zona rural do município foram contempladas pelo programa, e, em breve, os estudantes receberão os equipamentos que terão os mesmos conteúdos educacionais presentes nos aparelhos dos professores e dos laboratórios de informática das unidades escolares.