A Prefeitura de Vitória da Conquista recepcionou, nesta quinta-feira (25), 37 pessoas contempladas na 7ª convocação do processo seletivo simplificado nº 003/2022, destinado ao preenchimento de 105 vagas e formação de cadastro de reserva para cargos e funções na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), em caráter temporário.

Os convocados, que vão reforçar os quadros do serviço público municipal a partir dos próximos dias, foram reunidos no Planetário Professor Everardo Públio de Castro, onde receberam as boas-vindas da prefeita Sheila Lemos, do secretário Michael Farias e de outros gestores da Semdes.

Ao falar aos recém-chegados, Sheila destacou os investimentos na política de valorização dos servidores públicos do município. “Não teríamos como pedir aos servidores para atenderem bem à população, se nós não estivéssemos atendendo bem os nossos servidores, dentro dos seus locais de trabalho”, comentou a prefeita.

A prefeita Sheila Lemos, entre o secretário Michael Farias e o vereador Hermínio Oliveira

“Não tenho dúvidas de que nós temos que estar bem para podermos atender bem às outras pessoas”, acrescentou a gestora, que falou ainda sobre a natureza do trabalho ao qual os novos servidores vão se dedicar: “Vocês vão participar dessa missão honrosa que é levar um serviço público de qualidade às pessoas que mais precisam”.

Michael ressaltou os investimentos feitos nos últimos anos pelo Governo Municipal, tanto na política de descentralização de algumas políticas públicas, como o programa Bolsa Família, o CadÚnico e o SUAS na Comunidade, quanto na ampliação do número de servidores, para que essas iniciativas funcionem de forma mais eficiente.

“A grande ideia é a gente fortalecer os diversos setores que atendem uma camada da população que necessita de uma atenção especial. O Governo Municipal vem criando mecanismos para aperfeiçoarmos as políticas públicas, em especial as políticas que lidam com famílias que estão em contexto de vulnerabilidade social”, disse o titular da Semdes.

“É o momento de nós celebrarmos com os novos servidores e de garantirmos uma acolhida para que eles se sintam parte dessa grande família que é a Semdes”, complementou o gestor.

Para o presidente da Câmara Municipal, Hermínio Oliveira, era “uma satisfação imensa” participar do momento de recepção aos chegantes – os quais, segundo o vereador, vão “fazer alavancar, crescer e desenvolver a Semdes e o nosso município”.

Além de Hermínio, participaram da cerimônia os vereadores Edijaime Bibia, Ricardo Babão, Nelson de Vivi, Edvaldo Ferreira Jr., Chico Estrela e Dinho dos Campinhos.

‘Gosto de servir’

Entre os convocados, a sensação era de expectativa por passar a integrar a categoria profissional que, atualmente, é formada por 9,5 mil trabalhadores. O futuro técnico-administrativo Danilo Augusto Matos, 37 anos, afirmou que, ao se inscrever no processo seletivo, tinha interesse na questão da segurança financeira enquanto durasse a vigência do serviço, mas também na possibilidade de atuar no auxílio a pessoas em situação de vulnerabilidade. “É a questão de ajudar a população como servidor. De ajudar o serviço em si, a engrenagem, o serviço público da Prefeitura. Eu gosto de servir, eu gosto de ser útil, eu gosto de ajudar”, resumiu Danilo.

Sumaia Avelar de Oliveira, que vai trabalhar como educadora social, já fez parte dos quadros da Semdes em outras oportunidades – e acredita que essa experiência anterior vai servir como referência em sua nova incursão pelo serviço público municipal.

“É uma oportunidade de emprego que a Prefeitura abre para a população. E também é um incentivo para a gente buscar estudo, conteúdo, estar por dentro dos assuntos que estão na atualidade”, observou Sumaia. “Eu já atuei nesse cargo anteriormente, por quatro anos. Gostei muito de trabalhar na secretaria. Foi um tempo em que eu senti muito aprendizado”, finalizou.