Governo Municipal recebe representantes da Casa da Cultura e dialoga sobre possibilidade de parceria
Gabinete Civil
Postado em 13 de maio de 2024 as 10:45:46 e atualizado em 22 de maio de 2024 as 16:41:45
Para tratar de assuntos relacionados ao fomento cultural em Vitória da Conquista, o Governo Municipal recebeu, no Gabinete Civil, a presidente da Casa da Cultura, Poliana Policarpo, e o vice-presidente da instituição, Ubirajara de Carvalho Gil. O encontro aconteceu nesta segunda-feira (13) e contou com a presença do coordenador municipal de Cultura, Alecxandre Magno.
Uma das demandas levadas pela presidente da Casa da Cultura é o possível apoio da Prefeitura na reestruturação de um dos equipamentos da instituição, o Solar dos Fonsecas, além da construção de um auditório no espaço. De acordo com a prefeita Sheila Lemos, por se tratar de ano eleitoral, essa iniciativa não é permitida, mas é do interesse da gestão contribuir para as ações que são administradas pela sociedade civil.
Nesse ínterim, a prefeita adiantou as possibilidades. “A Secretaria Municipal de Cultura vai dar todo suporte necessário aos projetos, dentro dos limites permitidos pela legislação, inclusive apoio técnico para a participação em editais da área, a exemplo da Política Nacional Aldir Blanc que, inclusive, aqui no município, está acontecendo a etapa de escuta setorial. Eu acredito que a cultura muda não só a vida das pessoas, mas também contribui para a inclusão social. Quem ganha com investimentos em equipamentos e ações culturais é a sociedade”, afirmou Sheila Lemos.
Sentimento esse que não é diferente dos objetivos da Casa da Cultura. Para Poliana Policarpo, “o fomento à cultura só traz resultados positivos: tira jovens de caminhos que poderiam ter resultados negativos, estimula o desenvolvimento de crianças com autismo, por meio da musicaterapia, a exemplo, além de trazer mais conhecimento para a população”.
“Ter a Prefeitura do lado de uma causa tão importante como essa é fundamental para a manutenção dos projetos. Hoje saio daqui com uma sensação muito boa porque o diálogo atendeu às minhas expectativas. Mesmo com as restrições apontadas pela prefeita, eu sei que vai ser feito o que tiver ao alcance, e a parceria tende a gerar bons frutos”, disse Poliana.







