Durante esta terça-feira, 16, uma equipe da Secretaria Municipal de Serviços Públicos esteve no Loteamento Vila América realizando um mutirão de limpeza. Muitas ruas foram varridas, depois da capina do mato e retirada de entulho. A ação faz parte do programa de limpeza realizado pela Prefeitura de Vitória da Conquista em diversos bairros.

Helder Barbosa

A comunidade aprovou a ação. “Eu estou achando muito bom, aqui estava mesmo precisando dessa limpeza. Antes o pessoal estava usando aí como ponto de entulho, jogando lixo e até animais mortos, e, agora, com esse mutirão de limpeza, isso vai acabar. Essa ação é muito boa, porque encontrando tudo limpinho as pessoas ficam até constrangidas de jogar sujeira”, comentou o autônomo Helder Barbosa.

José dos Santos

Seu José dos Santos, um dos primeiros moradores do loteamento, também ficou satisfeito com o mutirão. “Estou achando uma maravilha. Nós estávamos mesmo precisando de uma limpeza como essa. É uma maravilha isso que eles estão fazendo aí, retirando o entulho e o mato”, afirmou.

Além do mutirão de limpeza, a Prefeitura garante a coleta regular de lixo, todas às terças, quintas e sábados, a partir das 7h, cabendo aos moradores o cuidado com a colocação do lixo em horário e local adequados.

Outras ações – Ainda no Vila América, a Empresa Municipal de Urbanismo (Emurc) está trabalhando para a pavimentação de 17 ruas. No momento, a equipe está trabalhando na etapa de terraplanagem das vias. As obras que vão melhorar a infraestrutura do loteamento estão sendo realizadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento PAC II.

Outra importante ação da Prefeitura no local foi a implantação do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), que atende a comunidade desde julho de 2008. O serviço já cadastrou mais de 2 mil famílias, oferecendo os serviços de acolhimento, acompanhamento familiar, visitas domiciliares, encaminhamento das famílias para cursos e capacitações de iniciação produtiva e para a rede de serviços socioassistenciais.

A unidade desenvolve políticas de inserção das famílias do Cras em grupos de convivência e fortalecimento de vínculos para mulheres, idosos, adultos, crianças, além do Projeto Cine Cras, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. São oferecidos ainda os serviços do Grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 7 a 15 anos (antigo Peti) e de 15 a 17 referente ao programa ProJovem Adolescente.