Equipe de mobilização para atualização cadastral

O Governo Mais Perto de Você, por meio da Diretoria de Habitação Popular, avança nas atividades de regularização fundiária no município, com o objetivo de entregar aos moradores a escritura de casas e lotes doados pela Prefeitura nos últimos 30 anos. A ação atenderá localidades como Henriqueta Prates, Bruno Bacelar, Recanto das Águas, Vila América, Alto da Colina, Santa Helena, Santa Cruz, Renato Magalhães e demais loteamentos.

No Bruno Bacelar, a Diretoria de Habitação iniciou a fase de atualização de cadastro socioeconômico de 267 pessoas que foram contempladas com um lote na década de 90, gestão do prefeito Murilo Mármore. Para a ação, a diretoria mobilizou a Associação de Moradores do bairro, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), agentes de endemias, projeto Oxente e técnicos do Cadastro Único (CadÚnico).

“Não temos medido esforços para podermos realizar os sonhos daqueles que há anos aguardam a escritura definitiva dos seus lotes, e nesse momento, estamos contando com a participação da comunidade local, que tem um papel fundamental no processo. Como sempre digo: Ninguém constrói uma ponte sozinho”, afirmou Wal Cordeiro, diretor de Habitação de Interesse Social.

“Nosso objetivo é elaborar os termos de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) para assinatura dos moradores e do prefeito Herzem Gusmão até o dia 30 de abril. Com a CDRU assinada a Prefeitura encaminha para o cartório emitir a escritura que será entregue definitivamente pela Prefeitura”, explicou o gerente Mobilização Social, Aroldo Menezes.

Nesta etapa de atualização, a equipe de cadastradores está passando de casa em casa para recolhimento de documentos pessoais dos proprietários dos lotes, como RG, CPF, Certidão de Casamento, comprovante de endereço e documento de doação da Prefeitura. “Nós estamos ajudando a Prefeitura neste processo que é muito importante para os moradores, que terão mais credibilidade, poderão vender, fazer empréstimos, entre outros benefícios que sabemos que fica mais fácil adquirir quando possuímos um bem em nosso nome”, avaliou Marcelo Alves, presidente da Associação de Moradores do Bruno Bacelar.

Marcelo Alves – presidente da Associação de Moradores do Bruno Bacelar

Quem já recebeu a equipe de cadastro da Prefeitura foi a moradora Maria do Carmo Nunes Barbosa, 55 anos, que criou seus 8 filhos na casa que construiu em um lote doado pela Prefeitura há quase 30 anos. “Quando ganhei o lote, eu era funcionária da Prefeitura. Aqui criei meus oito filhos e já tenho nove netos. Não vejo a hora de ter meu documento porque faz tempo que eles estão prometendo e nada. Então, espero que agora eu consiga de verdade”, comentou Maria do Carmo.

Maria do Carmo e seus netos