Prática de atividade física no Parque Lagoa das Bateias

Foi publicada, no Diário Oficial de ontem (13), a Lei nº 3046/2025 que cria o Programa Municipal de Incentivo à Prática de Atividade Física “Conquista em Movimento” e institui o Dia Municipal da Atividade Física, a ser comemorado, anualmente, em 6 de abril. 

A lei tem o intuito de promover, de forma gratuita, atividades físicas orientadas à população em praças, parques e outros espaços públicos do município. São objetivos do programa: incentivar a prática regular de atividades físicas, promover a melhoria da qualidade de vida da população, prevenir doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão arterial e obesidade, proporcionar bem-estar físico, mental e social, e estimular a ocupação saudável de espaços públicos do município. 

Para tanto, as atividades serão acompanhadas e orientadas por profissionais de Educação Física, devidamente habilitados, e em articulação com as secretarias municipais de Saúde e de Educação, quando necessário.

Ainda de acordo com o documento, fica o dia 6 de abril  instituído como o “Dia Municipal da Atividade Física”, com programação especial, visando incentivar a população à prática regular de exercícios físicos e promover a saúde e o bem-estar social. A data também celebra o Dia Mundial da Atividade Física, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Chico Estrela

Para o secretário municipal de Esportes, Chico Estrela, a lei possibilita atender pessoas de diferentes idades e condições físicas. “Um dos grandes diferenciais do programa é justamente essa democratização do acesso à atividade física. É importante que cada morador de Vitória da Conquista tenha a oportunidade de cuidar da sua saúde, de se movimentar e de conviver mais em comunidade. Trata-se também de um passo fundamental na construção de uma cidade mais ativa mais saudável e com mais qualidade de vida”, garante. 

Investimento em bem-estar social e saúde da população

Investir em espaços públicos que motivam a prática de atividades físicas é investir no bem-estar e saúde da população. Quando recursos são destinados à revitalização e construção de praças e áreas de lazer, reurbanização de avenidas, inclusão de ciclovias, amplia as possibilidades de socialização da comunidade.

Como é o caso do Parque Lagoa das Bateias que, no último ano, recebeu a Vila Esportiva com áreas para a prática de atividades físicas (campo de futebol society com grama sintética, alambrado e arquibancada, uma quadra poliesportiva, quatro quadras de areia, arena para prática de capoeira), equipamentos de academia ao ar livre, espaço para caminhada, ciclovia, vestiários, área com gramado, quiosques e pontos de iluminação. 

Diariamente, a localidade recebe diversos visitantes de todas as idades e de vários bairros do município. O espaço também sedia eventos de entidades como os Centros de Referência (Cras), escolas municipais e particulares, eventos sociais e religiosos, confraternizações, promovendo a ocupação de espaços públicos para trazer melhor qualidade de vida às pessoas.

Vila Esportiva Lagoa das Bateias

Outro espaço que foi totalmente reurbanizado e passou a receber mais moradores para a prática de caminhadas, corrida e ciclismo é a Avenida Brumado. Com a reurbanização, a avenida recebeu recapeamento asfáltico nos dois sentidos, revitalização da ciclovia, implantação de pista de cooper, e sinalização vertical e horizontal. A avenida é considerada um cartão postal da cidade. Atualmente, a obra está em sua terceira fase. 

Avenida Brumado

Além disso, praças como a Norberto Aurich, no bairro Patagônia, e a do distrito de Bate-Pé receberam equipamentos para a prática coletiva de exercícios físicos. 

Equipamentos para prática de atividade física na Praça de Bate-pé