Notícias
Postado em 28 de abril de 2014 as 10:34:41
Na última semana, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Diretoria de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde, realizou o segundo encontro dos ostomizados atendidos pelo Município, em cumprimento da Portaria nº 400/2009, do Ministério da Saúde. Ostomizado é aquela pessoa que passou por um procedimento cirúrgico que consiste na exteriorização dos sistemas digestivo, respiratório e urinário, criando um orifício externo chamado estoma.
“Percebemos que os ostomizados que atendemos possuem os mesmos anseios e as mesmas dúvidas, por isso, o Governo Municipal promove desde o ano passado este encontro que objetiva, principalmente, o bem-estar dessas pessoas”, explicou a enfermeira responsável pelo atendimento dos ostomizados, Simone Galvão.
Atualmente, existem 83 pacientes de Vitória da Conquista e de outras 19 cidades da região sudoeste que são pactuadas com o município, cadastrados na Secretaria Municipal de Saúde.
Ana Emília Carvalho é ostomizada há 13 anos. Atleta profissional do ciclismo ela fez questão de relatar que a pessoa ostomizada pode e deve ter uma normal. “Desde o dia em que me disseram que eu faria esse procedimento e que ele seria definitivo, eu me aceitei. Comecei a andar de bicicleta e, com o tempo, passei a fazer trilha. O ostomizado está vivo, ele não tem que se isolar”, reforçou.
O evento contou com a participação de uma empresa fornecedora de material para esses pacientes, que esclareceu as dúvidas sobre os cuidados com o estoma, e da Associação dos Ostomizados do Estado da Bahia (AOEBA). “Quando a gente se encontra e todos falam das suas experiências, fica mais fácil”, avaliou Rosiclei Morais, mãe do ostomizado André Luis, 8.
Em Vitória da Conquista, as pessoas ostomizadas devem procurar a Central de Marcação de Consultas de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h, para se cadastrarem. De acordo com a Portaria nº 400/2009 do Ministério da Saúde, os tipos de estomias são as intestinais (colostomia e ileostomia), as urinárias (urostomia), a gastrostomia e a traqueostomia.