Desenvolvimento Econômico
Postado em 9 de novembro de 2019 as 11:51:48
Até domingo (10), Vitória da Conquista será a capital baiana da inovação agropecuária. É a e-Agro – Feira de Inovação e Tecnologia Agropecuária da Bahia. O município foi escolhido para sediar a primeira edição do evento e reuniu produtores, trabalhadores rurais, estudantes, professores e pesquisadores de todo o país.
A abertura oficial foi realizada na manhã desta sexta-feira (8), no auditório do Parque de Exposições Teopompo de Almeida e contou com a presença do prefeito de Vitória da Conquista Herzem Gusmão e membros do Governo Municipal. “Estamos na semana do aniversário da cidade e essa primeira edição da e-Agro Bahia aqui no município é, com certeza, um presente para a nossa cidade. O nosso governo também está inovando ao trazermos assessorias especializadas para planejar e modernizar o nosso município, tendo a preocupação de fazer uma cidade criativa e para pessoas. Então, estamos sintonizados com esse grande evento”, declarou.
A e-Agro é uma iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), ligada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com o Sebrae e a Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac). “Aqui, a gente começa a plantar um sonho, uma semente, nesse solo fértil da Bahia que gera emprego e renda. Eu tenho certeza que ano que vem faremos um evento ainda mais completo, maior e mais forte, porque essa não é uma feira de inovação da FAEB, Sebrae ou CNA, é um evento do produtor rural baiano”, disse o presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, ao dar as boas-vindas.
O presidente da CNA, João Martins, e comitiva veio de Brasília para participar do evento. “Não existe avanço sem inovação tecnológica. Por isso, estamos sempre pensando e trabalhando para inovar. Nós destinamos 40% de todo o orçamento do Senar para a Assistência Técnica. Temos que fazer o nosso país dar certo. Só se organiza a produção se organizar o produtor”, afirmou.
Para o diretor-geral do Senar Brasil, Daniel Carrara, que está em Vitória da Conquista pela primeira vez, foi um prazer conhecer a cidade. Sobre a temática da feira, ele salientou: “Há dois anos pegamos essa bandeira de inovação e tecnologia agronegócio e tenho certeza que vocês agricultores, nossos patrões, serão mais beneficiados”.
Também participaram da mesa: o Secretário de Agricultura da Bahia, Lucas Teixeira, o presidente da COOPMAC, Jaymilton Gusmão, e o diretor técnico do Sebrae-Ba, Franklin Santos.
A Prefeitura está com um estande na Vila dos Parceiros, apresentando seus projetos agropecuários. Empresas de vários lugares também expõe suas tecnologias. “A área agrícola é uma área que Israel tem expertise, foi lá que foi criada a irrigação por gotejamento. Temos algumas semelhanças com o Nordeste Brasileiro e estamos aqui, pois as nossas empresas têm muito a contribuir”, disse a assessora especial do Ministério da Economia de Israel, Sheila Sztutman. A empresa israelense Rivulis está desde 1960 no Brasil e há 2 anos lançou o Manna -um monitoramento à distância das lavouras.