Desenvolvimento Social	        
	        
	         Postado em 31 de outubro de 2025 as 12:21:45	        
	        				
				
				
	        
Na manhã desta sexta-feira (31), o auditório Lúcia Dórea (Cemae) sediou o Seminário Guardiões da Infância na Web, que discutiu a proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital. Reunindo especialistas, autoridades e profissionais de diversas áreas, o evento conta com palestras para debater prevenção, educação digital e mobilização comunitária. A iniciativa é do Instituto Tear, com apoio do mandato da vereadora Gabriela Garrido.
O Governo Municipal compareceu com a secretária de Políticas, Viviane Ferreira, representando a prefeita Sheila Lemos, além do secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, e outros membros do governo. O evento tem o objetivo de fortalecer a rede de proteção colaborativa, unindo sociedade civil, poder público e instituições de ensino para tornar a internet um espaço mais seguro para crianças e adolescentes.
Para a secretária de Políticas para Mulheres, Viviane Ferreira, a participação da Prefeitura Municipal em eventos com este propósito faz parte do compromisso com as políticas públicas de proteção de crianças e adolescentes do município, que tem o Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Complexo de Escuta Protegida como ações de reconhecimento nacional e internacional.
“Nós temos um case de sucesso na proteção de criança, com o Complexo de Escuta Protegida, e somos uma gestão que já vem cuidando desse público. Hoje nós reunimos diversos órgãos e instituições para esse chamamento tão importante que atende a uma nova dinâmica social, em que a era digital tem benefícios e malefícios. Então é muito importante que todas essas pessoas, órgãos e instituições se envolvam na proteção a crianças e adolescentes”, afirmou a secretária.
A vereadora Gabriela Garrido destacou a importância de ações que qualifiquem diferentes profissionais para lidar com situações que possam trazer perigo aos jovens, ainda mais levando em conta que a internet passou a ocupar diferentes espaços da vida das pessoas. “Vivemos num mundo praticamente digital. A nossa geração, de pais, não cresceu e não nasceu nesse ambiente. Então, as pessoas querem administrar isso, mas não têm o conhecimento necessário. O seminário visa formar multiplicadores, porque não temos como ir em todas as escolas, em todos os conselhos titulares, em todos os bairros, fazer palestras. Formamos multiplicadores e cedemos o material pra eles, com orientações pra realizarem essas atividades nas escolas”.
- Gabriela Garrido
 
- Michael
 
- Suilane
 
Secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias ressaltou que o evento se conecta com o conjunto de ações que a Prefeitura Municipal tem desenvolvido para fortalecer a agenda dos direitos humanos de crianças e adolescentes. “Nunca se falou tanto na necessidade de proteção integral no ambiente virtual. Esse é um desafio que está presente no cotidiano de pais, educadores, profissionais que integram o Sistema Único de Proteção Social. Semana passada estivemos em Brasília recebendo um prêmio do Conselho Nacional de Justiça, e sempre apoiamos iniciativas com esse objetivo”.
Presidente do Instituto Tear, Suilane Lima afirma que a discussão sobre a proteção da infância e da adolescência é urgente, e precisa ser debatida tanto nos espaços físicos quanto nos digitais. “As crianças estão com o acesso muito facilitado à internet, então a gente precisa adotar medidas e providências para que elas não fiquem tão expostas a crimes. É fundamental discutir com a sociedade, com representantes de instituições de ensino públicas e privadas, do poder público, porque através dessa rede de apoio criamos a oportunidade de capacitação para combater os crimes cibernéticos, multiplicando o aprendizado para que a gente alcance o nosso objetivo final, que é proteger a infância na internet e reduzir os crimes virtuais”.
	
			














