Na manhã desta sexta-feira (12) aconteceu a confraternização dos professores e funcionários que atuam nas escolas nucleadas do território de Vitória da Conquista. A celebração, que aconteceu na sede das escolas nucleadas, no Centro Cultural Glauber Rocha, contou com a presença da prefeita Sheila Lemos, acompanhada do secretário de Educação, Edgard Larry, além de membros da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e da equipe de governo.

São 16 escolas nucleadas que se encontram na zona rural de Vitória da Conquista, levando educação de qualidade para as localidades mais distantes da sede do Município, inclusive para comunidades quilombolas.

Presente na confraternização, a prefeita Sheila Lemos destacou a importância de valorizar os profissionais que atuam no ensino na zona rural, encarando os desafios da distâncias e da imensidão do território de Vitória da Conquista. “Nós temos um trabalho muito importante com o cuidado e com a educação de nossas crianças e adolescentes. Confraternizar com o pessoal das escolas nucleadas é muito importante, afinal elas estão na zona rural, e sabemos dos desafios que enfrentados. Seguimos trabalhando para levar a mesma qualidade do ensino na zona urbana pra zona rural. É muito importante que a gente consiga unir toda a equipe nesse propósito de uma educação única no nosso município. Parabenizo não só os profissionais que estão aqui hoje, mas toda a rede municipal de Educação de Vitória da Conquista pelo excelente trabalho prestado à nossa comunidade”.

Secretário de Educação, Edgard Larry ressalta o reconhecimento a quem trabalha diariamente pelo futuro da juventude conquistense. “É um momento muito especial essa celebração do final de ano, de confraternização com todos aqueles que integram as escolas nucleadas. Hoje nós temos, além da diretoria, professores e servidores das nucleadas, pessoas que desenvolvem um trabalho hercúleo, lá na ponta, nas escolas que estão espalhadas por este grande município de Vitória da Conquista. É um momento de demonstrar o quanto eles são importantes para a nossa rede municipal de educação”.

Diretor das Escolas Nucleadas, Jutahy Carneiro afirma que a equipe da Smed se esforça para dar as melhores condições de atuação para os profissionais que atuam nessas unidades de ensino, e afirma que o trabalho já apresenta resultados visíveis. “São 16 escolas, nos extremos do município. Temos escolas a 90 km daqui, também em comunidades quilombolas. A maioria das nossas escolas é de tempo integral, o que facilitou a vida das pessoas. Como são escolas de multi-etapa, a dificuldade é maior, então a gente faz o possível para os professores terem um trabalho de qualidade. Nos últimos dois anos percebemos uma evolução, principalmente quando as escolas se tornaram de termo integral, e houve também a redução de turmas multisseriadas. Fazemos testes de leitura regularmente com os alunos, e percebemos a evolução. Creio que veremos os reflexos nos próximos resultados do IDEB”.

Coordenadora Pedagógica das Escolas Nucleadas, Lucinea Gomes de Jesus destaca a importância do momento de confraternização para o bem-estar dos profissionais da educação. “Aqui tem professores, monitores, auxiliares de vida escolar, os motoristas que transportam os professores. Esse é um momento importante porque a gente confraterniza com os nossos colegas, e também fazemos uma avaliação do nosso trabalho. E aproveitamos para falar sobre o próximo ano, colocando ideias, no que a gente pode contribuir mais com a educação do município. Todo esse trabalho que fazemos é para alcançar a comunidade escolar. Esse ano já atingimos melhores índices de alfabetização, com nossos professores e monitores engajados, com projetos de leitura. E nesse ano reforçamos a colaboração com a sociedade, porque a educação é um dever de todos, não só do Poder Público”.

Manipuladora de Alimentos da Escola Municipal Alice Veloso, Lucidalva Almeida expressou a felicidade pelo trabalho realizado em mais um ano letivo. “Foi um ano tranquilo, ocorreu tudo bem, graças a Deus. É gratificante a gente estar aqui todo mundo reunindo nesse momento único, descontraindo, lembrando das coisas que passaram. Só tenho a agradecer”.