Desenvolvimento Social
Postado em 7 de março de 2024 as 15:17:28

Atendimento do programa Bolsa Família
A sétima edição do Programa Suas na Comunidade aconteceu nesta quinta-feira (7), na comunidade quilombola do Baixão, localizada na região do distrito de Pradoso. Ao todo, já foram realizados mais de dois mil atendimentos, por meio do programa que tem contribuído para o enfrentamento às desigualdades, através da descentralização dos serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Realizado pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), em articulação com outras secretarias municipais, desde janeiro, o Suas na Comunidade tem proporcionado atendimentos da Assistência Social e de entidades parceiras, a exemplo da Defensoria Pública da União (DPU), aos moradores da zona rural e dos condomínios residenciais do programa Minha Casa, Minha Vida.

A equipe do programa apresentou cada um dos serviços ofertados durante a ação
Nesta edição do programa, estiveram presentes os secretários municipais de Desenvolvimento Social e de Desenvolvimento Rural, além dos vereadores Subtenente Muniz e Edivaldo Ferreira. Representando a prefeita Sheila Lemos, o secretário da Semdes, Michael Farias, destacou o empenho do Governo Municipal em garantir os direitos da população. “O Suas na Comunidade reflete o compromisso do Governo para Pessoas de garantir o acesso das famílias aos direitos básicos. E nós não andamos sozinhos, sob a direção da prefeita, estamos levando o nosso time inteiro à zona rural para facilitar a vida das pessoas”, disse Michael Farias.
- Michael
- Breno
Além de serviços da Assistência Social, os moradores do Baixão também receberam mudas de frutas cítricas, a exemplo de laranja e tangerina, e realizaram cadastro para o recebimento posterior de mudas de umbu gigante. Na abertura, o gestor da pasta de Desenvolvimento Rural (SMDR), Breno Farias, destacou que a Prefeitura tem atuado nas regiões rurais para estimular a fonte de renda aos pequenos agricultores e também o fortalecimento da agricultura familiar. “Esse é o nosso lema: cuidar de pessoas. A Prefeitura tem cuidado da parte social, rural e também da médica. Então, nós queremos cuidar de vocês e agradecer esse voto de confiança”, pontuou Breno.
A líder quilombola do Baixão, Maria da Paz, disse que as ações desenvolvidas na comunidade são essenciais para atender a população mais carente que, muitas vezes, enfrenta dificuldade para se deslocar à zona urbana. “Muitas pessoas da comunidade têm dificuldade de se locomover para ir até Conquista acessar algum serviço. Para a gente, é muito beneficente que o Suas venha até a nossa comunidade. Está sendo muito proveitoso receber esses serviços aqui”, afirmou Maria da Paz.
- Maria da Paz
- Suzi
Buscando atendimento jurídico, Suzi Moraes comemorou o comprometimento da Prefeitura e dos parceiros do Suas na Comunidade. Segundo ela, a ação com oferta de serviços integrada de todas as entidades tem sido muito importante para os moradores do Baixão. “O Suas é uma oportunidade raríssima para a nossa comunidade. Agora, eu sou uma pessoa realizada com algumas demandas que foram atendidas aqui. Realmente, sou muito grata à comunidade e ao pessoal da Prefeitura”, relatou a moradora do Baixão.