Notícias
Postado em 6 de novembro de 2017 as 11:53:48
A Secretaria de Serviços Públicos está ofertando uma série de capacitações aos garis que atuam na Coordenação de Limpeza Pública. Seguindo a temática “Cuidando de quem cuida da nossa cidade”, as atividades vão trazer informações nas áreas de saúde, nutrição, direito e psicologia. O primeiro módulo da qualificação teve início na manhã desta segunda-feira, 6, no auditório da Defesa Civil.
“Ações como esta visam promover uma melhor qualidade de vida para o servidor”, afirma o secretário de Serviços Públicos, Ivan Cordeiro. Ele também destaca que essa é mais uma iniciativa de valorização do servidor público, promovida pelo Governo Municipal. “Ganha todo mundo, ganha a cidade – mais limpa e organizada – e o servidor, mais motivado para o trabalho”, completa.
De acordo com o coordenador de Limpeza Pública, Joaquim Ernesto, uma das primeiras demandas verificadas no início da gestão foi relacionada à forma de tratamento dedicada aos garis. “Não havia espaço para atendê-los, conversar e estabelecer um diálogo. E mudar essa postura que a gestão anterior tinha foi o que o nosso prefeito mais pediu e, desde então, temos estado mais próximo sdos servidores”, revela. Dessa forma, a oferta das capacitações são uma das medidas que têm sido executadas a fim de melhorar as condições de trabalho desses funcionários.
Eliane de Oliveira, que atua como gari na região de Bate-Pé, destacou que o trabalho dos profissionais de limpeza pública é fundamental. “Se a cidade não está limpa, não tem saúde. Então, é de grande importância o nosso trabalho, e essa capacitação vai nos trazer muita informação”, afirma. Segundo ela, a iniciativa é essencial para ter conhecimento sobre direitos, deveres e serviços disponíveis aos funcionários.
Saúde do Trabalhador – O curso é dividido em quatro módulos e se estende até o dia 28 de novembro. A primeira atividade abordou o tema “Saúde do Trabalhador – Saberes e fazeres da Psicologia do Trabalho” e foi ministrada pela psicóloga Taís Ferraz. Ela fala sobre a importância da ação: “Nós vamos abordar todas as temáticas voltadas ao relacionamento interpessoal e dificuldades encontradas no serviço público na função do gari, para propor alternativas e melhores condições de trabalho para eles.”