Empresários do ramo da produção e comercialização de biscoitos se reuniram hoje (22) com a prefeita Sheila Lemos, para apresentação da proposta de realização da primeira Feira do Biscoito. O evento está previsto para ocorrer entre 22 e 26 de agosto, em local que ainda será definido. A prefeita avaliou positivamente a proposta e determinou à secretarias relacionadas ao tema que estudem as formas de participação.

Sheila Lemos informou que a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), fará o levantamento de um local para o evento e providenciar as devidas condições de infraestrutura para que a Feira do Biscoito seja promovida. “Façam o projeto e vamos, sim, ver como podemos ajudar. Sabemos que ninguém consegue fazer nada sozinho”, disse a gestora aos participantes da reunião. “Vamos consultar a Semob sobre a questão do trânsito e ver o melhor lugar para se realizar o evento”, assegurou Sheila.

O vereador Orlando Filho, responsável pelo agendamento da audiência, entende que todas as partes envolvidas têm a ganhar com a oficialização do biscoito como patrimônio cultural de Vitória da Conquista. “O biscoito é uma cultura na nossa cidade, como o café foi durante muito tempo. Além de estruturar a cultura do biscoito, queremos alavancar o nome de Vitória da Conquista no Brasil”, afirmou o parlamentar.

Cadeia produtiva

O período de realização da feira, prevista para a semana anterior ao Festival de Inverno Bahia – evento que recebe grande número de pessoas de outros estados – , tem a ver com os objetivos de ampliação do alcance da fama dos biscoitos conquistenses, explicaram os empresários. Segundo eles, os dados mais recentes apontam a existência de aproximadamente 400 fabricantes de biscoitos em Vitória da Conquista, envolvidos numa cadeia produtiva que movimenta mais de R$ 100 milhões por ano. Entre os produtos, há mais de 200 derivados da mandioca.

No entanto, a maioria desses empreendedores se mantém na informalidade e sem atender às exigências da Vigilância Sanitária. A devida inclusão desse grupo nas regras de produção é um dos objetivos do grupo que se reuniu com a prefeita, assim como também o fomento à valorização da cultura do biscoito em Vitória da Conquista e para além dos limites do município.

O empresário Marcos Ribeiro, proprietário da Tapioca Simão, estima que, entre os fabricantes de biscoitos atuantes no município, aproximadamente 20 estejam devidamente regularizados. Marcos defende que haja uma fiscalização mais educativa do que punitiva.

Segundo ele, essa mudança de postura seria importante para que os pequenos fabricantes possam ser orientados de forma a facilitar a sua adequação às normas legais de produção. “Se nós conseguirmos regularizar cinquenta por cento dessas fábricas, conseguiremos levar esse projeto para a frente”, observa o empresário.

Também participaram da reunião os empresários Alisson Oliveira, Edivaldo Santana e Gildásio Silveira. Da parte do Governo Municipal, estiveram presentes os secretários Luís Paulo Souza, do Desenvolvimento Rural, Marcos Ferreira, do Desenvolvimento Econômico e Lucas Dias, do Gabinete Civil, além de Itamar Figueredo, coordenador administrativo e financeiro da Secretaria Municipal de Educação.