Gabinete da Prefeita
Postado em 22 de março de 2024 as 08:30:33 e atualizado em 14 de maio de 2024 as 10:30:03
Moradores do loteamento do Conveima I, localizado no bairro Patagônia, foram recepcionados nesta quinta-feira (21), na Prefeitura da Zona Oeste, por representantes do Governo Municipal que esclareceram questões relacionadas ao loteamento, a exemplo de um local para a feira e pavimentação de ruas nesse bairro e Jatobá. A reunião com a prefeita Sheila Lemos foi intermediada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Hermínio Oliveira.

Os feirantes comercializam os produtos em espaço aberto no bairro, sem condições de abrigar uma feira. Acompanhada pelos secretários de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, e de Serviços Públicos, Luís Paulo Santos, a prefeita informou que o Município não pode autorizar feira em todos os bairros, e explicou: “Mas tem uma forma muito interessante e nas capitais se faz muito isso, que é a feira itinerante”, sugeriu a prefeita, que informou aos presentes que a Sesep já escolheu uma rua pavimentada onde é possível montar e desmontar a feira no mesmo dia, mas ainda está dialogando com os comerciantes essa possibilidade.
A feirante Helena Queiroz esteve na reunião e ficou responsável em levantar o número de feirantes interessados nessa sugestão. “Vamos avaliar porque é um conjunto de feirantes, então tem que ser conversado e ver se vai ser bom pra todos”, pontuou a feirante. Para o presidente da Câmara, a reunião foi muito proveitosa. “A prefeita ouviu a comunidade do Conveima I, e está vendo como resolver essa questão da feira. Foi um diálogo muito bom”, disse.
Pavimentação
Outro questionamento dos moradores diz respeito à pavimentação asfáltica de várias ruas do bairro Jatobá, que fica próximo ao Conveima I, a exemplo da Rua Tupinambás, no Patagônia, e da Rio de Janeiro, no Conveima I. No Jatobá, a obra começou a ser realizada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio de uma emenda parlamentar articulada pela prefeita, e está atrasada por conta de questões contratuais entre a companhia e a empreiteira. “A Prefeitura não paga e nem executa o serviço, só articulamos os investimentos. Esperamos por essa obra com muita expectativa”, disse Sheila, acrescentando que o secretário Jackson Yoshiura tem cobrado da empresa a cada 15 dias.
Segundo ela, a pavimentação da Rua Tupinambás, muito solicitada pela comunidade, também está na lista de vias a ser pavimentada pela Codevasf. “O que está no nosso alcance, a gente tem feito, mas, infelizmente, não depende só da gente”, reforçou.
Sobre o recapeamento da Rua Rio de Janeiro, que teve o piso danificado pelas chuvas de 2022, o secretário de Infraestrutura Urbana explicou que o processo para aquisição de novas máquinas vai ser homologado e que na sequência, a Prefeitura começará os serviços. “Vamos fazer a Rio de Janeiro e entrar na via principal do bairro e em pequeno trecho perto da escola, que ficou sem asfaltar”, informou Jackson.
Ney Brutes tem um projeto social que atende 220 crianças com aulas de Jiu-Jitsu, reforço escolar, inglês e atendimento psicológico. E comentou que pediu a audiência com a prefeita para falar sobre algumas demandas do bairro e entender o que cabe à Prefeitura: “Essa reunião foi para que, de fato, ela pudesse explicar aos moradores, de uma maneira bem simples, a questão da resolução dos problemas do bairro, e a prefeita deu as opções do que pode ser feito e explicou o que não pode e porque não pode fazer”, concluiu.
- Ney
- Helena









