Desenvolvimento Rural
Postado em 24 de abril de 2025 as 11:17:45
Com o objetivo de fortalecer as associações rurais e aproximar ainda mais o Governo Municipal da população, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), tem desenvolvido ações para facilitar a regularização das associações de agricultores do município e criação de mais cooperativas agrícolas.
Nesta perspectiva, o secretário Breno Farias, titular da pasta da SMDR, se reuniu na terça-feira (22), com o coordenador de Agropecuária do município, Arlindo Rebouças, e com Rildo Querino, que faz parte da comissão de regularização à agricultura, para alinhar estratégias para os próximos meses e dar continuidade ao trabalho que foi iniciado em 2024.
Em Vitória da Conquista foram mapeadas 83 associações ativas, sendo 32 remanescentes de quilombos, e mais 48 associações que estão inativas, muitas vezes por falta de uma assessoria contábil e jurídica. “A gente está se predispondo a ajudá-los neste sentido, como também a procurar em todo o território de Vitória da Conquista para saber onde as associações estão instaladas, ver a aptidão delas e dos produtores que estão inseridos e desenvolver ainda mais agricultura em nosso município”, disse o secretário Breno Farias.
Após o mapeamento das associações serão realizadas reuniões in loco com os presidentes e associados para ouvir as demandas das comunidades e entender quais as suas aptidões da parte de pecuária e agricultura e levar o serviço do Governo Municipal para aquele local. “Esse é o objetivo: fortalecer as associações e levar o serviço de qualidade do nosso governo”, ressaltou Breno.
Arlindo Rebouças, coordenador de Agropecuária da SMDR, afirma que não há como desenvolver um bom projeto para as associações sem ouvir as pessoas que moram naquela localidade. “O projeto para as associações precisa ser eficiente e acolher as necessidades daquelas pessoas, não adianta ter uma estrutura física bonita e bem elaborada, com investimentos em tempo e dinheiro se não há possibilidade de trabalho para aquelas famílias”, disse.
Rildo Querino destaca que é necessário ter um detalhamento de como funciona cada associação. “Precisamos entender como é a questão da produção, como eles estão organizados, como produzem e vendem. Toda essa relação é importante para nós”, disse.
O Governo Municipal, através da SMDR, está comprometida em ouvir e entender as necessidades de cada associação e cooperativa de produtores e moradores da Zona Rural do município e elaborar projetos que de fato atendam às necessidades destas comunidades.