Desenvolvimento Econômico
Postado em 29 de novembro de 2024 as 11:01:55
Representantes do Governo Municipal se reuniram, na quinta-feira (28), com o intuito de formar uma comissão interna que alinhará as estratégias para a captação de recursos para o Fundo Municipal de Turismo (Funtur). O encontro aconteceu na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e contou com a participação do secretário da pasta, Marcos Ferreira; do secretário de Finanças e Execução Orçamentária, Rodrigo Bulhões; do coordenador de Turismo, Segundinho Bezerra; do gerente de Turismo, Luiz Ferraz; e do assessor jurídico da SMDE, Átila Carvalho. Durante o encontro, os participantes destacaram a importância do Funtur para a promoção do turismo em Vitória da Conquista. O fundo está integrado ao Plano Municipal do Turismo (Planturis), ambos oficialmente criados pelo Decreto nº 23.237, assinado pela prefeita Sheila Lemos em 5 de junho de 2024.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, ressaltou que, por meio da criação do Planturis e do Funtur, Vitória da Conquista está formalmente habilitada a captar recursos junto aos governos estadual e federal. “Um alinhamento que facilitará a integração para o recebimento de recursos. Uma das coisas mais importantes com a homologação do Plano Municipal de Turismo foi o Selo Embratur. Conquista não tinha nenhuma relevância, nem aparecia no contexto nacional como rota de turismo, mas agora estamos habilitados a receber recursos de qualquer órgão de turismo nacional ou internacional, de forma legal, para transformarmos a cidade em uma rota, efetivamente, turística”, pontuou o secretário.
“Isso nos possibilita ter um olhar ainda mais especial para o turismo de forma geral e para os segmentos, como o gastronômico, esportivo, religioso e de eventos, que também é muito forte aqui em Vitória da Conquista. Com o Fundo de Turismo, teremos mais possibilidades de fomentar essas áreas e apoiar os projetos existentes”, disse o coordenador de Turismo, Segundinho Bezerra. Ele também lembrou que o município recebeu o título de Capital Estadual do Biscoito e que, por meio de parcerias com produtores de biscoitos, deverá potencializar o turismo gastronômico da cidade.
Durante a reunião, foi destacada também a participação da Secretaria de Finanças e Execução Orçamentária (Sefin) na orientação técnica para a captação desses recursos, com o objetivo de incentivar o turismo no município. “É de suma relevância a criação e debate desse comitê para a captação de recursos através do fundo municipal, alinhando-se a todas as diretrizes governamentais ligadas à LDO e à LOA, e garantindo a aplicação correta desses recursos para o fomento de toda a atividade de turismo”, destacou o secretário Rodrigo Bulhões.