Vitória da Conquista já recebeu três certificação do Selo Unicef

A equipe intersetorial do Selo Unicef (Edição 2021-2024) e representantes do Governo Municipal se reuniram, nesta quarta-feira (13), para celebrar a terceira vez consecutiva que Vitória da Conquista recebe essa certificação, que é o reconhecimento internacional de que o município conseguiu melhorar as políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes.

A celebração contou com a presença da chefe do Executivo Municipal, dos secretários municipais de Desenvolvimento Social, de Saúde e de Educação, do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), do coordenador da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente (Radca), da consultora de Proteção de Crianças e Adolescentes para o Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da articuladora e dos três mobilizadores do Selo Unicef em Vitória da Conquista.

Segundo a prefeita Sheila Lemos, receber a certificação é o reconhecimento de que o esforço coletivo de toda a Rede de Proteção Social em defender os direitos de crianças e adolescentes de Vitória da Conquista tem tido resultados positivos. “Nós nos empenhamos porque a gente quer qualidade de vida para nossas crianças e adolescentes. Não é só o Selo Unicef, todos os projetos desenvolvidos em conjunto foram projetos de sucesso. Isso demonstra uma harmonia no Governo, tanto dos gestores quanto de toda a equipe da ponta. Então, eu parabenizo todos os envolvidos nesse trabalho e agradeço por terem entendido o nosso compromisso de transformar a vida das pessoas”, expressou a prefeita.

Em Vitória da Conquista, a equipe do Governo que atua diretamente no desenvolvimento das atividades do Selo Unicef é formada por representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Semdes), Saúde (SMS) e Educação (Smed). Para o secretário da Semdes, esse é mais um passo no caminho que o município tem trilhado na proteção integral de direitos de crianças e adolescentes. “Esse reconhecimento é muito simbólico para a gente. Foi um trabalho cauteloso de quatro anos, que só a gente sabe o quanto as secretarias tiveram que se movimentar para conseguir atingir os indicadores. Se por um lado prova o compromisso do Governo Municipal, por outro, prova o compromisso das pessoas que estão na ponta em garantir que as famílias sejam protegidas socialmente”, ressaltou Michael Farias.

Já os secretários da Smed, Edgard Larry, e da SMS, Fernanda Maron, destacaram na reunião a importância do empenho da equipe intersetorial no desenvolvimento dos trabalhos para alcançar os indicativos do Selo Unicef. “Isso representa, principalmente, o compromisso da gestão municipal de priorizar crianças e adolescentes através da mobilização de esforços e da implementação de políticas públicas de promoção dos direitos de meninas e meninos na área da saúde, da educação, da participação social e da proteção contra a violência”, destacou Larry. “O sucesso disso tudo é justamente o envolvimento de todos. Nós, enquanto secretarias, não podemos pensar em caixinhas de forma isolada. Todos nós somos um time e o sucesso só é garantido na união”, completou Fernanda Maron.

Para a articuladora do Selo Unicef em Vitória da Conquista, Laís Pinheiro, celebrar a certificação é também um lembrete de que o trabalho deve continuar, para que Vitória da Conquista siga alcançando patamares maiores e que as famílias sigam sendo beneficiadas com o trabalho de proteção social. “Essa certificação é o resultado de um trabalho sério, um trabalho comprometido. O sentimento que a gente está criando realmente é de gratidão. Vamos seguir empenhados pensando sempre em reduzir essa vulnerabilidade das crianças e adolescentes tanto na saúde, quanto na educação e na assistência social”, pontuou Laís.

Sobre a certificação

A edição 2021-2024 do Selo Unicef contou com a participação de 2.023 municípios de 18 estados brasileiros. Na Bahia, 236 cidades aderiram ao Selo Unicef e apenas 69 foram certificadas. Dentre essas, está Vitória da Conquista, com avanços reconhecidos nos indicadores das áreas de saúde, educação e assistência social.

Os municípios que aderiram ao Selo Unicef se comprometeram em trabalhar para melhorar os seguintes indicadores: o empenho em cuidar bem da primeira infância e da adolescência; melhorar a educação, da creche até a transição de jovens para o mundo do trabalho; investir na saúde física e mental de meninas e meninos; promover hábitos de higiene e acesso à água limpa; proteger crianças e adolescentes das violências; e garantir a proteção social às famílias vulneráveis, em especial aquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais.

O próximo passo agora será receber a certificação de forma oficial em uma cerimônia que será realizada em Salvador, na semana de 16 a 20 de dezembro.