Gabinete Civil
Postado em 6 de outubro de 2025 as 16:34:51
A demanda de transporte sanitário dos pacientes de hemodiálise que residem no distrito de Bate-Pé foi discutida na manhã desta segunda-feira (6), numa audiência realizada no gabinete da Chefia do Poder Executivo, com a presença de representantes do Governo Municipal e das pessoas que necessitam do serviço.
Os pacientes alegaram que a necessidade do transporte para deslocamento do distrito até às clínicas de tratamento é uma demanda antiga, e que eles não têm como arcar com o custo. A secretária municipal de Saúde, Fernanda Maron, explicou que não existe regulamentação para a realização desse serviço no município, o que dificulta o levantamento e direcionamento de recursos da Saúde para esse fim, mas afirmou que a Prefeitura vem buscando forma de resolver essa questão.
Segundo Fernanda, o Governo Municipal é muito sensível às questões da zona rural, especialmente àquelas que se referem à saúde da população, e citou como exemplo a descentralização da coleta laboratorial, tendo em vista a dificuldade de locomoção dos moradores para o centro urbano. “Assim que soubemos desse problema enfrentado pela comunidade, já nos reunimos para solucionar o problema. Não é algo que está alheio. Quero que saibam que o nosso diálogo será frequente, não termina aqui”, afirmou, acrescentando que será disponibilizada uma van nas terças, quintas e sábados, no segundo horário das clínicas, como solução temporária. Ao todo, nove moradores de Bate-Pé fazem o tratamento e serão atendidos com a medida.
De acordo com a prefeita Sheila Lemos, mesmo não sendo um serviço regulamentado, o que dificulta o acesso e direcionamento de recursos públicos, há tentativas constantes da Prefeitura para atender essa demanda, por entender o quanto a população necessita. “Não é um serviço que o município pode arcar, uma vez que depende de recursos, disponibilidade de carro e motorista. Além disso, temos em Vitória da Conquista 57 pacientes realizando o tratamento, oriundos de diversas localidades, e não é possível atender a todos com um carro. Entretanto, estamos firmando esse compromisso aqui com os senhores. É uma medida temporária, enquanto estudamos uma alternativa fixa e viável”, disse a gestora.
- Fernanda Maron
- Sheila Lemos
- Gilmar Cruz
Paciente e agente comunitário, Gilmar Cruz salientou o quanto é importante essa abertura de diálogo com a Prefeitura, especialmente em situações como essa. “Ficamos felizes por sermos atendidos, por termos esse momento de apresentar as nossas demandas e dificuldades. Esperamos que agora fique melhor pra gente com esse transporte, porque vir de ônibus exige mais da nossa saúde que no momento está debilitada”, relatou o morador de Bate-Pé.

Augusto Filho, Fernanda Maron, prefeita Sheila Lemos e moradores de Bate-Pé
Também participaram da audiência, o coordenador do Posto Avançado de Atendimento ao Cidadão (Paac/Subprefeitura), Augusto Filho, e a assessora Daniele Silva.
Na oportunidade, os moradores foram informados que logo serão entregues à comunidade, o Cras e o Centro de Convivência do Idoso. Recentemente, foi entregue a requalificação de uma área ao lado da feira do distrito de Bate-Pé. O espaço, localizado em frente à igreja local, ganhou novos canteiros, árvores, bancos e equipamentos de academia ao ar livre, oferecendo oportunidades de lazer, convivência e prática de atividades físicas para a população.
Veja como ficou a praça.