Na tarde dessa quarta-feira, 26, representantes de diversos órgãos do Governo Municipal reuniram-se no auditório da Rede de Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente para planejarem ações voltadas para o público infantojuvenil. Essa foi a primeira reunião voltada especificamente para a aquisição do Selo Município Aprovado do Fundo das Nações Unidas para a Criança (UNICEF), que avaliará o quadriênio 2013-2016.

O Selo UNICEF – Município Aprovado é um reconhecimento internacional que a cidade participante pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para a infância e a adolescência.

Joás Meira, prefeito em exercício

Em Vitória da Conquista, essas políticas já vêm sendo desenvolvidas. “O Governo Municipal prioriza a questão da criança e do adolescente. Nós já temos muitos programas estabelecidos, temos uma caminhada importante, o que nos estimula a continuar avançando”, afirmou o prefeito em exercício, Joás Meira.

Cinara Ferraz, articuladora da comissão e coordenadora da Proteção Social Básica

A articuladora da comissão e coordenadora da Proteção Social Básica, Cinara Ferraz, para participar da iniciativa, o prefeito municipal deve assinar um termo de adesão. Os municípios são agrupados, de acordo com sua realidade socioeconômica. “Vitória da Conquista vai participar da busca pela premiação, que é um incentivo a mais para nós continuarmos desenvolvendo políticas para a Criança e o Adolescente”, comentou.

Na reunião, os representantes públicos já deixaram um próximo encontro de trabalho marcado para o dia 24 de março, na Câmara de Vereadores, quando os representantes da sociedade civil serão convidados a compor um Comitê Pró-Selo Unicef.