Aníbal Reis e Jailton Prado se surpreenderam com a eficiência desse tipo de tecnologia social alternativa

Aníbal Reis e Jailton Prado

Tal qual São Tomé, os agricultores Aníbal Reis e Jailton Prado fizeram questão de ver para crer. Convidados pelos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, eles acompanharam o prefeito Guilherme Menezes e o secretário Odir Freire numa visita a uma propriedade no povoado de Cachoeira das Araras, na tarde dessa quinta-feira, 3, para atestar a eficiência de uma barragem subterrânea, novidade que vem sendo implantada pela Prefeitura em algumas localidades, como projeto-piloto.

Manoel Oliveira

Ali, na fazenda de Manoel Oliveira, em contraste com o cenário árido da caatinga, eles viram o verde intenso da horta que o agricultor mantém permanentemente irrigada, graças à água armazenada pela barragem subterrânea construída pela Prefeitura há quase um ano. E, a julgar por suas reações diante do que viram, a crença foi inevitável. “Eu pensava que seria um túnel debaixo da terra. Agora, como estou vendo a água em cima da terra, dá para acreditar”, reconheceu Aníbal, referindo-se à cacimba feita com manilhas, ao lado da barragem subterrânea. É dali que Manoel bombeia água para regar suas hortaliças.

‘Irrigação e plantio’ – “É bem importante esse sistema de barragem. É possível desenvolver a agricultura, plantar, fazer horta e desenvolver a comunidade”, disse ainda Aníbal. Seu concunhado, Jailton, também deixou a incredulidade de lado. Em sua propriedade, na Fazenda Mãe Eleutéria, localizada na região de José Gonçalves, a Prefeitura construiu recentemente uma barragem subterrânea semelhante à de seu Manoel, com barramento de 50 metros de extensão por 3 de profundidade. Ele, agora, está à espera da chuva, para ver a obra cumprir sua função de reter água no solo.

A experiência de conhecer a barragem com eficiência comprovada encheu-o de expectativas quanto ao que fazer com a sua. “Beleza, muito bom. Vou fazer irrigação e plantio de milho, abóbora, melancia e andu, se Deus quiser”, informou o agricultor, que ouviu de seu Manoel a recomendação de colocar pedras no fundo da cacimba de manilhas – segundo ele, um eficiente método para filtrar a água retida pelo barramento.

‘Riqueza de água’ – “É muito importante a Administração chegar para a comunidade e fazer essas barragens. Assim, o Governo Municipal mostra na prática que é possível, como estamos vendo a riqueza de água que tem aqui, neste momento de seca, com hortaliças e pastagens para a criação”, disse o prefeito Guilherme Menezes, a respeito do projeto de construção de barragens subterrâneas.

Segundo o secretário Odir Freire, a tecnologia social alternativa continuará a ser executada, dados os resultados satisfatórios mostrados pelas barragens subterrâneas que já foram concluídas. “É uma experiência já comprovada em várias regiões do Nordeste. Queremos implantar cada vez mais e incentivar o agricultor, para que ele possa plantar para sua própria subsistência”, afirmou.