Desenvolvimento Social
Postado em 20 de novembro de 2025 as 13:03:17

O objetivo da reunião foi alinhar estratégias de acompanhamento às famílias do território do Jardim Valéria
Com o objetivo de alinhar estratégias de acompanhamento às famílias do território que estão em descumprimento da condicionalidade de educação do Programa Bolsa Família, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) realizou, nessa quarta-feira (19), uma reunião com equipes das escolas municipais e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Valéria.
A reunião foi realizada pela Coordenação de Renda e Cidadania, em articulação com as coordenações de Proteção Social Básica (PSB) e de Planejamento e Vigilância Socioassistencial. Segundo a coordenadora de Renda e Cidadania, Irani Aguiar, a iniciativa busca fortalecer a integração entre as políticas públicas de assistência social e educação, ampliando o acompanhamento das famílias. “O território do Jardim Valéria hoje apresenta o maior número de famílias em descumprimento de condicionalidades da educação no município. Por isso, nós iniciamos essa agenda por aqui para buscar estratégias para reduzir esse descumprimento, chegando mais perto dessas famílias e garantindo o acesso a direitos nesse território”, afirmou a coordenadora de Renda e Cidadania.
- Irani Aguiar
- Dayana Evelinne
- Rosangela Santana
As condicionalidades do Programa Bolsa Família são um instrumento de garantia de direitos que visa assegurar que as famílias beneficiárias tenham acesso contínuo às áreas de saúde, educação e assistência social. No caso da educação, o acompanhamento da frequência escolar é fundamental para evitar situações de vulnerabilidade e garantir que crianças e adolescentes permaneçam no ambiente escolar.
Para a coordenadora de Proteção Social Básica, Dayana Evelinne Andrade, o encontro reflete o compromisso do Governo Municipal com a proteção integral das famílias. “Quando a assistência social e a educação atuam juntas, conseguimos identificar precocemente as vulnerabilidades das famílias, orientar, apoiar e evitar que elas passem por bloqueios ou suspensão do benefício. Esse trabalho conjunto é fundamental para garantir que cada criança e adolescente permaneça na escola, reduzindo situações de vulnerabilidade das famílias”, destacou a coordenadora da PSB.
A reunião, realizada na sede do Cras Jardim Valéria, contou com a participação de gestores da Semdes, equipes técnicas do Cras e do Centro de Convivência Conquista Criança (CCCC), representantes da Busca Ativa Escolar e da Coordenação de Legalização Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Smed). Estiveram presentes também diretores das escolas municipais Mãe Vitória de Petu, Iza Medeiros, José Lopes Viana, Padre Aguiar, Dr. Raimundo B. da Nova e Tenente-Coronel Manoel Joaquim Pinto Paca; além dos Centros Municipais de Educação Infantil do Bairro Conveima e Professor Hernando dos S. Paiva, e da Creche Escola Lar da Criança Meimei.
A diretora da Escola Municipal Tenente-Coronel Manoel Joaquim Pinto Paca, Rosangela Santana, reforçou a importância da atuação integrada entre as equipes. “Eu acho muito importante essa parceria entre o CRAS e as escolas. Ambos compartilham do mesmo papel de fazer com que as famílias tenham uma vida digna e uma vida melhor, tirando as crianças da rua e as famílias em situação de vulnerabilidade. Tudo é mais possível quando você trabalha junto”, pontuou a diretora.











