Notícias
Postado em 15 de julho de 2013 as 18:07:34
No final da manhã desta segunda-feira, 15 de julho, no auditório do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab) realizou uma cerimônia de posse da nova diretoria do HGVC, do Hospital Afrânio Peixoto e da 20ª Diretoria Regional de Saúde (Dires).
Participaram da solenidade, o prefeito Guilherme Menezes, a secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane de Araújo Sampaio, o vice-prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Gerardo Júnior, a ex-diretora do HGVC, Milena Rebouças, a superintende de Atenção Integral à Saúde (Sais), Gisélia Santana, o diretor-presidente da Fundação Estatal de Saúde da Família (FESF-SUS), Carlos Trindade, a subsecretária de saúde, Suzana Ribeiro, o secretário de Saúde, Jorge Solla, o deputado estadual José Raimundo Fontes, funcionários do HGVC e demais autoridades.
Para atuar como diretora geral do HGVC foi empossada a enfermeira Marilene Ferraz; para dirigir a 20a Dires foi dada a posse à enfermeira Caroline Silva Rebouças, e Lígia Matos assumiu o cargo de diretora do Afrânio Peixoto.De acordo com Marilene Ferraz este será mais um grande desafio. “Espero contar com o apoio de todos, para dirigir de forma compartilhada este hospital que atende mais de 2 milhões de pessoas”.
Segundo Suzana Ribeiro, o Governo Estadual vem investindo na saúde ao longo desses seis anos, principalmente na área de urgência e emergência, com Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24h, construção, ampliação e reforma de hospitais. “Para nós, administrar o HGVC sempre foi um grande desafio, pois é o maior hospital e a principal porta de urgência para o sudoeste da Bahia. Por isso este é um momento de grande importância para saúde de toda região, com a posse de três enfermeiras que vão trabalhar juntas no reordenamento da atenção hospitalar”, ressaltou Suzana.
Na oportunidade, José Raimundo Fontes falou da importância do Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil e destacou as ações do governador Jaques Wagner. “Eu venho acompanhando de perto o esforço do governador para melhorar os indicadores de saúde da Bahia, com ações que vão da Atenção Primária à Alta Complexidade”, destacou José.
O prefeito Guilherme Menezes destacou a nova gestão do HGVC. “Que esta seja uma gestão integrada, compartilhada, pois nós sabemos que o trabalho em um hospital não é fácil, que os desafios da emergência são muitos”. Na oportunidade, o gestor ainda falou da importância do Hospital Geral para toda região sudoeste e para alguns municípios do norte de Minas Gerais e da dedicação que os gestores devem ter para melhorar a saúde em suas cidades.
Além dos avanços na infraestrutura, o Governo do Estado está investindo em melhorias profissionais, como a sanção da lei estadual que regulamenta o plano de cargos e carreiras dos médicos da Bahia. Com essa aprovação, foi permitida a abertura do edital para contratação de médicos, para reforçar os quadros do estado. “Aqui em Vitória da Conquista, as novas diretoras terão grandes desafios até o final do ano, como a implantação do ambulatório no Crescêncio Silveira, a entrega da UPA 24h, a implantação de leitos de desintoxicação e clínica médica do Hospital Afrânio Peixoto, a ampliação de mais 120 leitos do HGVC e a reforma da emergência da HGVC”, informou Solla.
Solla também lembrou a importância do médico psiquiatra Djalma Vieira e Silva que esteve à frente do Hospital Afrânio Peixoto desde a sua implantação, em 6 de novembro de 1966. Na instituição já ficaram internados mais de 200 pacientes, e, hoje, depois da Reforma Psiquiátrica, da implantação dos Centros de Atenção Psicossocial de Vitória da Conquista e região, conta com apenas três internos residentes. O secretário informou ainda Hospital Afrânio Peixoto passará por nova reformulação: atenderá não apenas pacientes psiquiátricos, mas com dependência química e também de cirurgia eletiva do HGVC.












