Governo
Postado em 16 de janeiro de 2024 as 19:41:10 e atualizado em 17 de janeiro de 2024 as 20:03:30
Os primeiros encontros entre a população e os mobilizadores do programa Governando com as Pessoas aconteceram nesta terça-feira (16), no distrito de Inhobim e no bairro Ibirapuera, que junto com o Alto Maron compõem o primeiro ciclo do programa da Prefeitura Municipal, executado pela Secretaria de Governo (Segov).

Mobilização em Inhobim
Reunidos na sede da Subprefeitura de Inhobim e no Centro de Referência em Assistência Social do Bruno Bacelar (Cras), os moradores participantes deste primeiro ciclo puderam ouvir dos mobilizadores as vantagens da participação e da escolha de obras e serviços a serem executados pela Prefeitura em seus bairros e distritos.
Segundo a secretária municipal de Governo, Geanne Oliveira, além da informação sobre o funcionamento do programa, a intenção é que os moradores venham a se tornar multiplicadores da ação para sua própria comunidade. “Este primeiro contato foi muito bom e é importante que a comunidade se envolva cada vez mais com a escolha das ações que irá beneficiá-los”, ressaltou Geanne.

Cras Bruno Bacelar
Moradora do distrito de Inhobim, Amanda Coelho se declara empolgada para participar do programa que tende a viabilizar melhorias para sua localidade. “É uma grande oportunidade para os moradores de Inhobim mostrarem suas demandas. Cabe agora à população se organizar para conseguir as obras e os serviços que sejam melhores para toda a comunidade”, declarou Amanda.
Dalva Oliveira é, há mais de 20 anos, moradora da parte alta do Loteamento Bruno Bacelar, localidade que pertence ao bairro Ibirapuera, e após participar da reunião, já escolheu quais serviços serão sugeridos pela plataforma on-line do programa. “Próximo à minha casa existe um espaço que julgamos ideal para a construção de uma praça, para as crianças brincarem. Vou aproveitar também para pedir melhorias no posto de saúde”, comentou Dalva.
- Amanda
- Dalva
Dalva se refere ao formulário que os moradores desses locais deverão preencher entre os dias 18 e 28 de janeiro, clicando aqui, e assim escolher os projetos e as áreas que deverão ser contempladas. Assim, o Governo Municipal, após seguir os procedimentos previstos pelo programa, executará os serviços que forem eleitos pelos moradores como prioridades.
A etapa de mobilização com os moradores segue até o fim da semana. Amanhã (17), tem a oitiva dos moradores do Alto Maron, na praça CEU’s, a partir das 14h. Na quinta (18), às 14h30, será no CRAS 3 Pedrinhas, localizado na Rua 08 de maio, 354, Alto Maron. Já na sexta (19), o encontro acontece às 18h, no Terreiro de Pai Vitor de Xangô.
Sobre o Governando
A experiência-piloto do Governando com as Pessoas foi iniciada em junho de 2023 e abrangeu os sete loteamentos que compõem o bairro Zabelê. A localidade foi escolhida pela Segov por ser a mais populosa da Zona Oeste de Vitória da Conquista, com quase 30 mil habitantes. Com isso, o Governo Municipal pôde testar o programa, aprimorando o sistema de votação, a comunicação com os cidadãos e a execução dos serviços e obras.
Os moradores votaram em duas etapas, entre setembro e outubro. Na primeira votação, houve 1.906 indicações de serviços. Na segunda etapa, foram 1.343 votos válidos. A execução dos serviços solicitados durou cerca de 30 dias e a entrega das obras mais votadas foi realizada entre 8 e 12 de dezembro. Os moradores elegeram reformas de quadra, revitalização de praça e de área de lazer, iluminação no campo de futebol, patrolamento de ruas, sinalização horizontal e vertical, além de limpeza das vias. O Governo Municipal também instalou uma base comunitária, num espaço de 100 metros quadrados, cedido pela Associação de Moradores da Vila Serrana. Geanne destaca o trabalho intersetorial de toda a iniciativa, que envolveu nove secretarias municipais.
E agora, ao implementar a ampla escuta, o programa volta a empregar o meio digital para ouvir as solicitações da população. A análise dos dados referentes à experiência inicial permitiu constatar que houve um equilíbrio entre os meios digital e presencial – afinal, além da plataforma, foram disponibilizados pontos de atendimento nas escolas e unidades de saúde do Zabelê e no Cras Miro Cairo, a fim de auxiliar os moradores que não tinham acesso à internet ou que não tinham familiaridade com o sistema de votação.