Governo
Postado em 18 de março de 2025 as 16:03:31
O Programa Governando com as Pessoas, lançado pela Prefeitura de Vitória da Conquista, em 2023, está passando por mudanças no sistema que realiza a escuta e a votação. A tecnologia utilizada até ano passado pertencia à Prefeitura de Salvador e foi repassada, por meio de cooperação técnica. Agora, um novo sistema é desenvolvido pela Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI), ligado à Secretaria Municipal de Gestão e Inovação, e supervisionado pela Secretaria Municipal de Governo. Nos próximos meses, a nova interface deve ser apresentada.

Encontro com o secretário da Semit
Na semana passada, a secretária municipal de Governo, Geanne Oliveira, e a equipe de tecnologia estiveram em Salvador para confirmar a manutenção da cooperação técnica entres os governos municipais e apresentar as transformações que foram feitas no Programa Governando com as Pessoas. A comitiva conquistense foi recepcionada pelo secretário municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), Alberto Braga, na terça (11), e até quinta-feira (13) se reuniu com desenvolvedores da pasta, e também com o representante da Secretaria de Governo da capital, Cacá Leão.
“Estivemos na Prefeitura de Salvador para ratificar o compromisso de colaboração técnica entre a nossa equipe de tecnologia e a equipe de tecnologia da Prefeitura de Salvador e realizamos uma prestação de contas dessa parceria que a gente havia celebrado desde 2023, apresentando a amostragem de dados e a transformação no sistema que a gente aplicará em 2025, já numa versão muito mais moderna, uma interface muito mais dinâmica”, declarou Geanne.

Reunião de equipe técnica
Além do Governando com as Pessoas, houve tratativas com relação a outras áreas, a exemplo de Posturas, na perspectiva dos dois núcleos de tecnologia desenvolverem programas em parceria. “Deixarmos assegurados a parceria entre as duas prefeituras, por meio da Segov de Salvador e a de Vitória da Conquista, como pontes para conectarmos a outras atividades que poderão ser desenvolvidas entre os municípios”, afirmou a secretária da pasta.
A diretora de Transformação Digital da Semit, Lorena Borges, que recebeu a comitiva, avaliou o resultado da parceria no programa de consulta pública, baseado no projeto bem-sucedido em Salvador, que é o Ouvindo o Nosso Bairro. “A gente pôde fazer essa troca de experiência e eles, literalmente, transformaram o projeto, levando em consideração todas as características pertinentes a Vitória da Conquista, adaptando às necessidades de lá. E ver o resultado desse projeto é muito gratificante. Então, essa troca, essa inspiração, não tem nenhuma sombra de dúvida de que foi mais um sucesso de uma integração entre equipes de muito valor”, comentou a diretora da Secretaria de Inovação e Tecnologia de Salvador.
Também fizeram parte da comitiva, o coordenador de Tecnologia da Informação, Alexandre Lacerda, o gerente de Sistemas de Informação, Jaquionias Ferraz, e o gerente de Posturas da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Joelson Moreira.