A etapa de ampla escuta do programa Governando com as Pessoas, da Prefeitura de Vitória da Conquista, começou na quinta-feira (18) e até às 14h desta sexta-feira (19) já cadastrou mais de 300 sugestões de obras e serviços junto ao sistema da Secretaria Municipal de Governo (Segov).

Em atendimento no Cras Rural, moradores de Inhobim fazem sua sugestão no Governando

O programa, que foi testado ano passado no bairro Zabelê, vai contemplar todos os bairros e distritos de Vitória da Conquista. Os primeiros contemplados nesta etapa são o Alto Maron, na Zona Leste, o Ibirapuera, na Zona Oeste, e Inhobim, na Zona Rural. Os moradores dessas localidades têm até o dia 28 de janeiro para preencher o formulário, sugerindo as obras e serviços que desejam para as suas localidades.

Para mobilizar esses moradores, a Segov conta com o apoio de várias secretarias. Hoje (19), por exemplo, a Coordenação da Defesa Civil estava no povoado de Lixa e orientou algumas pessoas de como acessar o formulário e dar sua sugestão. Na subprefeitura de Inhobim e nos Cras Rural, Cras Pedrinhas, CRAS Nova Cidade, Cras Bruno Bacelar e Cras Nossa Senhora Aparecida, os usuários também puderam dar sua sugestão por meio digital.

É que o Governo Municipal disponibiliza à comunidade acesso a computadores com internet, e servidores preparados para auxiliar e esclarecer dúvidas sobre a participação no programa Governando com as Pessoas. “Os órgãos governamentais são corresponsáveis por garantir este programa que já é o maior programa de escuta popular da história do município e estamos contente com toda essa mobilização”, declarou a secretária de Governo, Geanne Oliveira

Apresentação no Cras Pedrinhas, ontem (18)

Etapa de ampla escuta

Para participar, cada cidadão deve preencher oformulário. Lá, a pessoa informa seu nome, CPF e número para contato e diz se mora na zona urbana ou na zona rural, em seguida, escolhe o bairro ou o distrito. Depois, seleciona a categoria na qual se enquadra a sua sugestão de obra ou serviço.

Por exemplo, se você quer a reforma da quadra do Ibirapuera, marca a opção “lazer”; já se prefere o recapeamento asfáltico de uma rua do Alto Maron, marca a opção “infraestrutura”, mas se deseja a reforma de uma unidade escolar de Inhobim, clica em “educação”. Além das mencionadas, há outras quatro categorias macros (saúde, segurança, economia e serviços).

Em cada categoria macro, tem as categorias micro. Por exemplo, na categoria “serviços”, há 14 subitens. Depois de escolher essa subcategoria, a pessoa poderá preencher sua sugestão.

Próximas etapas

A partir do que for indicado pela população neste formulário, a Prefeitura vai construir o primeiro menu de sugestões, na plataforma já testada durante o projeto-piloto, para que as pessoas escolham as intervenções que preferem.

A partir daí, será disponibilizado um segundo menu, que vai listar as prioridades a serem eleitas pela população. Essas obras ou serviços escolhidos serão executadas pela Prefeitura. O Governo Municipal também vai disponibilizar espaços como os Cras e escolas municipais, para que a comunidade tenha acesso a computadores com internet, e servidores preparados para atender e esclarecer dúvidas sobre a participação no programa Governando com as Pessoas.