Governo
Postado em 14 de maio de 2024 as 15:30:42
As próximas localidades a receberem o programa municipal Governando com as Pessoas são os bairros Espírito Santo e Patagônia e no distrito de José Gonçalves. A fim de preparar os moradores para a etapa de votação para escolha de prioridades, a Secretaria Municipal de Governo (Segov) realiza a mobilização dos agentes públicos que atuam nestas localidades para que, a partir deles, a população saiba as etapas do programa e possa opinar, além de fazer com que as suas sugestões cheguem até o governo e as obras e os serviços mais votados sejam executados.
As mobilizações começaram na semana passada com profissionais das unidades de saúde, das escolas e dos Cras. Um segundo encontro aconteceu, na sexta-feira (10), com os pais de alunos da Escola Helena Cristália e do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Heleusa Figueira Câmara, que puderam conhecer sobre o programa e tirar dúvidas com a equipe da Segov.
Nesta quarta-feira (15), a Segov realizará uma reunião com profissionais das unidades de saúde, diretores de escolas municipais, gerentes de Cras e líderes comunitários dos loteamentos que compõem os bairros e o distrito. O encontro acontecerá às 14h30, no auditório do Planetário Everardo Públio de Castro.
- Mobilização de agentes públicos
- Reunião na Escola Helena Cristália
Governando com as Pessoas – O programa foi lançado em 2023 e teve como projeto-piloto o bairro Zabelê. Este ano, o programa é composto por três etapas: a fase preparatória do menu de sugestão no qual os moradores dos ciclos em andamento poderão indicar em um formulário próprio as intervenções que consideram necessárias. A partir das escolhas da população apontadas nos formulários, a Prefeitura vai elaborar o primeiro menu, denominado votação de sugestões, que estará disponível na plataforma governandocomaspessoas.pmvc.ba.gov.br, para que as pessoas escolham três obras e dois serviços.
Depois desta fase, será montado um segundo menu – votação de prioridades – que vai listar as prioridades a serem eleitas pela população. Essas obras ou serviços escolhidos serão executados pela Prefeitura. Na verdade, cada uma dessas fases representa um filtro até chegar, de fato, às obras e serviços mais desejados pelos moradores de cada localidade. Por isso, são dadas diversas opções para que as pessoas possam escolher as que melhor atendem às necessidades reais de cada local.
No período de escuta e votação, o Governo Municipal vai disponibilizar espaços como os Cras, unidades de saúde e escolas municipais, para que a comunidade tenha acesso a computadores com internet, e servidores preparados para atender e esclarecer dúvidas sobre a participação no programa Governando com as Pessoas.